Blog

4 etapas para a conciliacao de cartoes

4 etapas para a conciliação de cartões

Como você faz a conciliação de cartões? Ela não se resume apenas à conferência de extratos. É muito importante conhecer passo a passo todo o processo para realizar o controle financeiro da melhor forma. A dica é não fazer a conciliação manual, que é suscetível a erros humanos e gasta muito tempo. Pesquise e escolha um sistema especializado e seguro.

Abaixo estão descritas as quatro etapas essenciais para o seu controle das suas vendas com cartão. O processo é bem detalhado para possibilitar uma conferência completa mas também muito simples e fácil. Entenda como funciona:

Guarde suas filipetas

Você guarda os comprovantes de venda obtidos através da maquininha? Esta é uma etapa essencial para manter a precisão do processo. Ao guardar as filipetas, é possível conferir se cada venda foi registrada no sistema. Faça essa conferência diariamente, só assim você garante o recebimento dos valores corretos no final do mês.

Conciliação de vendas

Fique atento a esta etapa! Muitas vezes, a compra do cliente foi aprovada na maquineta mas por algum erro, a operadora de cartão não registra a venda. Por isso, dê muita atenção à este passo. Como fazer: acesse diariamente o calendário de vendas, veja se todas as filipetas foram registradas. Veja também se as vendas já registradas estão corretas. Ao conferir todos os dias você garante que vai receber 100% das vendas no final do mês! É o início de uma conciliação de sucesso!

Conciliação de pagamentos

Esta é fundamental para monitorar todas as suas vendas e ter a tranquilidade que seus pagamentos serão realizados. Você consegue monitorar débitos, taxas, antecipações e atrasos de recebimento.

Em casos de divergências de vendas, quando a operadora de cartão não registrou todas as vendas, por exemplo, os responsáveis pelo sistema de conciliação de cartões podem entrar em contato com a operadora para resolver o erro. Quando há divergências como taxas cobradas em desacordo contratual, por exemplo, o sistema de conciliação apenas informa o erro. Você é quem deve entrar em contato com a operadora, já que se trata da negociação comercial.

Taxas aplicadas: Com a conciliação de cartões, é possível comparar e escolher a melhor maquininha de cartão para passar suas vendas, conseguindo economizar significativamente.

Conciliação bancária

A conciliação bancária mostra o que a operadora de cartão credita todos os dias em suas contas bancárias. Nesta etapa, é possível conferir se você recebeu todas aquelas vendas que foram registradas no primeiro passo (conferência de vendas). Assim, você confronta a previsão de pagamento da operadora com o que realmente recebeu.

É possível também monitorar as suas despesas. Há débitos que estão descritos neste item, podem ser locação de maquinetas cobradas pela operadora de cartão, por exemplo.

Seguindo esses passos, os seus dados financeiros são organizados e auditadas de forma clara e precisa.

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.