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5 maneiras de implementar uma auditoria financeira na empresa

5 maneiras de implementar uma auditoria financeira na empresa

As tarefas de organizar, planejar e controlar o uso dos recursos são fundamentais para manter a empresa em funcionamento e permitir que ela cresça de forma sustentável. O problema é que, muitas vezes, o excesso de tarefas contribui para que os gestores percam o controle e abandonem essa função com o tempo.

A solução para esses casos é implementar uma auditoria financeira na empresa. Diferente do que muitos acreditam, essa ação não é difícil de aplicar. Basta um bom planejamento!

Para ajudar, listamos abaixo 5 maneiras de implementar uma auditoria financeira com eficiência na sua empresa. Acompanhe!

 

1. Monte uma equipe para realizar a auditoria financeira

A escolha dos profissionais que serão responsáveis pela auditoria financeira precisa ser baseada em qualificação para mapear os processos e recursos. Por isso, nomeie os profissionais mais motivados e que conheçam bem todas as tarefas da empresa.

Considere também o nível educacional dos profissionais, pois será necessário conhecimento nas áreas de administração, contabilidade e direito para executar bem essa função.

Além de estar por dentro dos processos da empresa e possuir um bom nível de conhecimentos e competência, a questão comportamental dos profissionais também deve ser avaliada. Eles precisam saber se comunicar bem, ter discrição para manter em segredo assuntos e estratégias confidenciais, tomar decisões racionais e imparciais etc.

O equilíbrio emocional e a integridade moral também são requisitos fundamentais para um comportamento adequado nessa função.

 

2. Determine a periodicidade da auditoria financeira

Com uma equipe de trabalho formada, é hora de decidir quais serão os intervalos de tempo para a aplicação da auditoria financeira. Pode ser mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral ou anual.

A periodicidade certa deve ser definida com base nas necessidades da companhia. Como cada uma possui objetivos diferentes, o ideal é identificá-los primeiro para tomar uma decisão mais acertada.

 

3. Defina as etapas do processo

As atividades exercidas em uma auditoria financeira precisam ser pensadas e descritas no planejamento para servir como um guia de trabalho. Além de aumentar a eficiência da equipe, muito tempo pode ser economizado com isso.

 

Veja algumas das principais etapas:

Vistoria de todos os registros contábeis;
Mapeamento dos processos de planejamento e aplicação dos recursos;
Identificação dos controles internos;
Teste dos controles internos identificados;
Identificação dos riscos e outras evidências.

 
4. Terceirize a consultoria

Em vez de nomear profissionais próprios, terceirizar a auditoria financeira para uma empresa de consultoria, muitas vezes, pode representar uma solução mais barata, rápida e eficiente.

Além da especialização, a empresa de consultoria pode transferir um grande know-how para o negócio, contribuindo para a máxima eficiência dos seus processos e abrindo caminho para a conquista de uma certificação ISO no futuro.

 

5. Adote uma auditoria financeira automática

Por meio de um software específico, é possível aplicar a auditoria financeira de forma automatizada na empresa. Tempo e outros recursos podem ser economizados adotando essa modalidade de consultoria. Além disso, os gestores terão informações mais precisas para tomarem decisões rápidas e certeiras.

A auditoria financeira se faz necessária, uma vez que a desorganização das finanças e pagamentos dificulta o processo de crescimento da empresa. Então, aproveite essas dicas de como implementar uma auditoria financeira eficiente para colocar tudo em ordem.

E aí, gostou das dicas? Aproveite para conhecer também os 5 erros graves ao fazer o controle financeiro empresarial!

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