Blog

6 motivos para sua empresa investir na conciliacao de cartao de credito

6 motivos para sua empresa investir na conciliação de cartão de crédito

Como já diz o título: a conciliação de cartão é um investimento, não um gasto!

Você conhece e compreende a importância de conciliar suas vendas com cartão? Uma empresa pode realizar dezenas, centenas e até milhares de vendas com cartão. Pense nas inúmeras da sua empresa. Como você sabe se já recebeu tudo? Como sabe se não está pagando por cobranças indevidas? E as taxas? A conciliação de cartão analisa e confere todas as suas transações financeiras com cartão e evita prejuízos.

Veja abaixo alguns dos motivos para conciliar e controlar as vendas com cartão de crédito:

Cobranças indevidas

Todo empreendedor sabe que o fator mais difícil para manter uma empresa é realizar uma gestão financeira eficaz. E esse é, também, o fator que define o sucesso do empreendimento, acredite!

Por isso, quando não há uma conferência constante dos valores que entram e que saem do seu caixa, você acaba pagando pelo que não precisa e ainda perde tempo com isso. E a sua lucratividade não fica tão boa quanto poderia.

A lucratividade é um indicador econômico muito importante para o gerenciamento econômico do seu negócio. Este índice equivale a tudo aquilo que se obtém com as vendas, com a dedução dos custos, cobranças e despesas em geral.

E o que pode ser uma cobrança indevida? Um exemplo são taxas cobradas com valores fora do acordo contratual. Causando grandes perdas financeiras.

Existem diversos outros casos. Os processos de captura, validação de pagamento e liquidação de recebíveis são complexos e envolvem muitas operadoras de cartão com diversas bandeiras cada uma e bancos. Por isso, é comum encontrar cobranças incorretas que não foram acordadas com a empresa.

Fraudes

Já ouviu falar em chargeback? Este é apenas um exemplo de fraude bastante comum no e-commerce mas que também pode ocorrer nas lojas físicas.

O fraudador utiliza dados roubados de um cartão para comprar (golpe sofridos fraudes-com-cartaopor lojistas: o golpista clona o cartão e faz a compra na loja física sem ser identificado). O chargeback ocorre quando o dono do cartão não reconhece a compra e pede o cancelamento. As parcelas da compra não são pagas e você fica sem a mercadoria. Nesse caso, o dono do cartão pode perceber a fraude e pedir o cancelamento quando estiver na décima parcela, por exemplo.

No varejo, as fraudes podem acontecer também devido à operadores e vendedores mal intencionados, entre outros.

Com a conciliação de cartão frequente você confere se há cancelamentos de suas vendas podendo recorrer a tempo às operadoras de cartão e reduzir perdas financeiras. Basta comprovar o envio do produto ou realização do serviço com a nota fiscal. Desta forma, você não perde o dinheiro da venda. Além disso, a conciliação faz o acompanhamento de diversos outros tipos de golpes. É a prevenção mais efetiva para este item.

Veja também: Quais os tipos mais comuns de fraudes com cartões de crédito?

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é muito importante para a tomada de decisões, já que ele indica como será o saldo de caixa da sua empresa em um período projetado.

Com controles financeiros bem organizados, você consegue um fluxo de caixa bem preciso.

A conciliação de cartão estrutura informações das projeções de entradas e saídas conforme os trâmites financeiros da empresa. Assim, você consegue ter acesso à previsões de recebimento. Isso permite um maior embasamento para a tomada de decisões sem causar perdas financeiras no futuro.

Monitorar taxas

Ao aceitar cartão de crédito, alguns custos são inevitáveis. As taxas, por exemplo, são cobradas por operadora de cartão de acordo com cada bandeira.

Mas são muitas bandeiras e muitas taxas diferentes. E você pode economizar muito escolhendo as melhores.

Existem sistemas de conciliação em que você pode acompanhar os valores das taxas por operadora de cartão. Assim, você pode escolher aquela operadora de cartão que está com a menor taxa para passar o cartão (de acordo com a bandeira) na maquininha certa. Por exemplo: três operadoras aceitam diversas bandeiras, dentre elas algumas em comum. Nesse caso a análise é fundamental para você acompanhar constantemente qual melhor taxa de acordo com cada adquirente para as bandeiras aceitas.

É muito comum a falta de conhecimento deste fato. E, por isso, muitas empresas pagam muito além do que poderiam.

Além disso, é possível a negociação das taxas com as operadoras de cartão. Então, o monitoramento constante através da conciliação de cartões indica quais estão com valores altos e às vezes até incorretos em relação ao acordado. É só entrar em contato com a adquirente e negociar.

Veja este case de sucesso: Posto ZN monitora a cobrança de taxas com a Conciliadora.

conciliacao-de-cartao

Economia de tempo e dinheiro

Quanto tempo você gasta conciliando cartões?

Uma conciliação de cartão automatizada foca mais na gestão dos dados recolhidos do que na execução do controle. Isso porque a automatização do processo já realiza a estruturação dos dados de forma automática, ágil e prática.

Ter como ferramenta um sistema como esse significa uma grande economia de tempo e dinheiro. A equipe terá mais produtividade e os resultados serão mais precisos, sem prejuízos.

Vendas com atraso ou não recebidas

E quando uma compra é autorizada na maquineta, não significa que você vai receber o valor da venda, você sabia? Podem ocorrer erros em que a operadora de cartão não registra a venda! E se você não conferir, fica sem o dinheiro! Este é apenas um exemplo.

Para garantir 100% do recebimento no final do mês, a conciliação de cartões automatizada faz a conferência de forma eficaz de todas as suas transações de vendas com cartão de crédito desde a aprovação da compra na maquineta até a entrada do valor em conta bancária. Só assim você sabe se as compras registradas pela operadora de cartão foram recebidas ou estão em atraso.

Uma boa gestão das suas finanças exige uma plataforma completa de conciliação financeira. Com a Conciliadora é possível monitorar todas as transações de vendas, recebíveis e bancárias. Esta é uma gestão on-line e com armazenamento dos dados segura, por meio do Cloud Computing (Computação em Nuvem). Você conhece os sistema? Clique aqui e saiba mais.

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.