Blog

7 passos essenciais para conciliar cartoes

7 passos essenciais para conciliar cartões

Como mostramos nos demais artigos desta semana, não há dúvida que as vendas com cartões de crédito chegaram para ficar. Mais vendas com cartões, maior necessidade de fazer a conciliação de cartões. E é a melhor maneira de otimizar o tempo na sua empresa.

Mas e agora? Já sabemos da importância do monitoramento das finanças, o que é preciso para conciliar? Listamos abaixo as principais práticas para a sua empresa.

Vale lembrar! A importância da conciliação
Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE SP analisou as causas do fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida. Dentre aquelas que declaram falência, 50% não elaborou um plano de negócios. Um dos principais motivos é a falta de um planejamento financeiro. Por isso, a dica é investir em uma assertiva gestão das finanças garantindo o sucesso.

Utilizar planilha ou sistema automático de controle
Quanto tempo sua empresa perde para conciliar cartões? Registrar cada papelzinho de venda gasta muito tempo dos seus funcionários. Além da possibilidade de erro humano. Você precisa ter um processo que organize e armazene todas as movimentações financeiras. Por isso, a gestão de tempo deve ser aperfeiçoada através da planilha ou de um sistema automático de controle. A importação automática de suas transações possibilita uma análise completa, rápida e prática de todas as vendas com cartão. Além disso, sua equipe tem um ganho de produtividade essencial.

 

Veja a tabela comparativa abaixo

                                                 Planilha Excel                         Sistema automático

Praticidade                                      X                                                              V

Agilidade                                          X                                                              V

Auditoria automática                  X                                                              V

Segurança                                        X                                                              V

Fácil acesso                                     X                                                              V

 

Acompanhar as taxas por bandeira/operadora
Você sabe quanto está pagando de taxas por bandeira/operadora? Um dos passos mais importantes para não perder dinheiro é acompanhar as taxas cobradas. Cada uma influencia tanto no preço final do seu produto quanto no fechamento do seu caixa, elas variam de acordo com o plano do seu negócio. Mas você pode estar pagando uma tarifa inadequada e exorbitante sem perceber, fique atento! Com o controle desses valores, sua empresa diminui as perdas financeiras e pode aumentar o faturamento.

Guarde suas Filipetas
Sem as filipetas fica mais difícil conferir os extratos. Muitas vezes uma compra não foi reconhecida pelas adquirentes e só é possível confirmar a sua realização através destes comprovantes.

Controle do extrato bancário
Faça uma conciliação completa! Além de reunir os extratos da sua maquininha e de cada operadora, é importante também verificar constantemente se o saldo inicial e final do seu controle interno corresponde com o extrato bancário – se todos os pagamentos foram de fato creditados em sua conta conforme esperado.

Realizar a conciliação uma vez por semana
Outra prática essencial garante a solução das possíveis divergências – faça o controle financeiro uma vez por semana. Desta forma, não se acumula um volume de transações muito alto, pois as causas das divergências são variadas e assim, podem ser sanadas com agilidade. Mantendo um acompanhamento constante do fluxo de transações é possível diminuir muito as perdas financeiras.

Fazer a finalização diária
Ao adotar o processo de conciliação de cartões automático é possível fazer sua conciliação diariamente com facilidade e agilidade. Com uma plataforma automatizada bem estruturada, todas as informações e transações de cada operadora são visualizadas em um único ambiente e todas divergências serão apontadas.

Se você gostou, compartilhe nossas dicas!

Ficou alguma dúvida? Fale com nossos consultores.

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.