Blog

Automatização de processos: 5 áreas que sua empresa pode melhorar

Automatização de processos: 5 áreas que sua empresa pode melhorar

Muitas empresas utilizam controles manuais para gerenciar o negócio. Além de gerar um alto índice de retrabalho por falhas humanas no processo, os gestores acabam tendo que lidar com desperdícios de recursos valiosos como tempo, matéria-prima, equipamentos e mão de obra qualificada.

Por outro lado, a automatização de processos possibilita otimizar o uso dos recursos, deixa a empresa mais eficiente e aumenta o potencial para desenvolver uma vantagem competitiva forte no mercado.

Ficou interessado? Descubra agora 5 áreas que sua empresa pode melhorar com a automatização de processos:

 

1. Gestão de atendimento ao cliente

Com um sistema de automatização de processos, o atendimento ao cliente pode se profissionalizar, fornecer o retorno com uma solução definitiva e resolver problemas crônicos como a demora no atendimento e as longas filas de espera.

Com a melhora dos processos, os clientes sentirão a diferença e ficarão mais satisfeitos, aumentando o nível de interesse no negócio.

 

2. Gestão financeira e orçamentária

No departamento de finanças, a automatização de processos pode contribuir para a integração de dados entre a contabilidade e outros setores correspondentes. Também é possível implementar auditorias financeiras e a conciliação de vendas em cartões de crédito, débito e alimentação, automaticamente.

Com dados mais precisos e sempre atualizados, a gestão financeira pode controlar melhor o fluxo de caixa e planejar um orçamento baseado em projeções futuras mais realistas.

 

3. Gestão de projetos

A gestão de projetos é um dos setores que pode ter grande contribuição com a automatização de processos. Isso acontece porque as tarefas começam a ser realizadas de forma mais padronizada melhorando a produtividade e a comunicação entre os profissionais envolvidos.

Com maior visão das etapas e atividades desenvolvidas por colaborador, o controle e a detecção de falhas podem ser mais ágeis, economizando tempo e recursos. Projetos serão feitos com maior qualidade em menos tempo e com menos gastos.

 

4. Gestão de tarefas

Muitas empresas não conseguem acompanhar quais atividades estão sendo desempenhadas pelos colaboradores em um determinado momento.

Nesse caso, a automatização de processos possibilita um monitoramento em tempo real do que está sendo feito, além de um histórico das atividades encerradas e um status de evolução demonstrando quanto tempo falta para as atuais serem concluídas.

 

5. Gestão de vendas

Na maioria das empresas, as vendas representam o principal meio de geração de receitas. O problema é que a falta de informações trocadas entre os vendedores e os gestores dificultam o desenvolvimento do setor.

A solução pode ser a automatização de processos. Ela permite que os vendedores monitorem o número de vendas realizadas, vendas perdidas, taxa de rejeição dos clientes, novos clientes registrados, além de poderem realizar muitas outras funções de forma rápida e simplificada.

Empresa e vendedores se informam melhor por meio de um banco de dados unificado, aumentando o potencial de inteligência competitiva da empresa no mercado.

Como pode ver, gerenciar todas essas informações manualmente demandará um esforço gigantesco. A automatização de processos, por sua vez, cria um ambiente favorável para a modernização da empresa, redução de custos, aumento do potencial de produção com qualidade e geração de melhores índices de rentabilidade, tornando o negócio mais atrativo aos olhos dos investidores.

E aí, gostou das dicas? Compartilhe essas informações com seus amigos e ajude-os a melhorar seus negócios!

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.