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Como evitar fraudes financeiras na sua empresa? Confira!

Como evitar fraudes financeiras na sua empresa?

Gerenciar uma empresa ou o setor financeiro de qualquer organização não é tarefa fácil. Pelo contrário, a responsabilidade de realizar a gestão monetária é uma atribuição muito grande e que requer perspicácia, inteligência e, acima de tudo, cuidado e atenção aos mínimos detalhes. Esses fatores culminam em uma gestão de sucesso, na qual a verba é administrada com excelência e problemas como fraudes financeiras não acontecem.

Nesse sentido, para um gerente financeiro ou administrativo, um fator de tranquilidade é ter o menor número de inconsistências possível. Afinal, furos no caixa ou relacionados afetam diretamente o trabalho desse profissional, colocando em risco sua posição na empresa e até mesmo complicações perante a justiça. Sendo assim, para evitar fraudes financeiras, é necessário estar atento a alguns aspectos importantes, a fim de tornar difícil a ação de pessoas mal intencionadas e também descobrir rapidamente pontos fora da curva.

Quer aprender como evitar fraudes financeiras na sua empresa? Continue a leitura!
Conheça o sistema interno de trabalho
Ter a consciência de todos os processos no qual o dinheiro é exposto é primordial. Afinal, é importante:
Identificar o trajeto que a verba realiza até chegar às determinadas áreas necessárias;
Saber exatamente quais pessoas e profissionais de cada setor são responsáveis por cada fase do fluxo de trabalho;
Saber quais pessoas dentro da empresa têm acesso ao dinheiro.

Essas ações resultarão em um panorama organizado, sendo mais fácil gerenciar e observar pontos falhos que motivem fraudes financeiras, ou então as pessoas que possam estar cometendo o crime.

Conheça os colaboradores de sua empresa
Logicamente, existem pessoas mais suscetíveis a cometer crimes que outras. Alguns pontos podem ser observados para se avaliar esse tipo de perfil. Por exemplo, dívidas e alta necessidade de dinheiro por parte de algum colaborador podem resultar em tentativas de fraudes financeiras da empresa.
Por outro lado, é necessário ter muita cautela ao acusar alguém, pois esses fatores não provam nada. Sendo assim, apenas conheça seus funcionários e acompanhe ainda mais aqueles que lidam com o dinheiro da empresa e passam por problemas pessoais financeiros, sem agir por impulso e/ou cometer injustiças. A melhor prevenção é escolher colaboradores de sua confiança para essas tarefas.

Tenha atenção aos mínimos detalhes
Esse é um dos aspectos mais importantes a ser levado em consideração. Atentar aos pequenos detalhes pode garantir a saúde financeira da sua empresa, evitando perder dinheiro e sofrer com problemas relacionados a fraudes. Não são poucos os casos em que colaboradores internos ou externos realizam roubos de valores muito baixos (na casa dos centavos) diariamente, fato que passa despercebido pela análise diária se não houver um controle minucioso.

Adote a tecnologia como aliada
Com o avanço tecnológico, muito se evoluiu na área da segurança corporativa. Antivírus, antihackers e antimalwares podem oferecer uma grande segurança para o sistema da empresa, uma vez que combatem programas mal-intencionados que são popularmente e largamente usados para a realização de fraudes financeiras.

Nesse sentido, tanto pessoas internas da empresa quanto externas podem realizar a tentativa por meio dessas ferramentas. Existem muitos programas de segurança que podem ser adquiridos via internet, mas caso sua empresa seja muito grande e já sofre, ou sofreu, com fraudes financeiras, a opção de contratar um profissional de TI pode ser vantajosa.

Você já sofreu com problemas relacionados a fraudes financeiras e tem dúvidas sobre como melhorar os processos? Deixe seu comentário!

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