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Conciliadora simplifica a vida dos varejistas com cartões de crédito

Conciliadora simplifica a vida dos varejistas com cartões de crédito

Lidar com cartões de crédito é uma tarefa complexa para quem tem um estabelecimento comercial. Existem muitas fraudes, erros nos processamento das vendas e pagamentos, além de dificuldades para fazer os parcelamentos e antecipações. Todos esse dados, são geridos, em sua maioria, em sistema de gestões e planilhas, o que acaba consumindo o tempo do dono do estabelecimento e das operadoras de cartões de crédito. Foi percebendo esse contexto que, Píndaro Lutero e seus sócios, criaram a Conciliadora.

?Descobrimos que todo o processo de conciliação de cartões pode ser feito de forma automatizada, processando os extratos eletrônicos enviados diretamente pelas operadoras de cartão de crédito e débito. Foram alguns anos até que tudo se encaixasse e conseguíssemos integrar todo o fluxo de cartão, abrangendo o site, maquinetas físicas (POS), sistema e banco. Mas, em 2011, conseguimos tornar possível qualquer empresa conciliar seus cartões de forma simples e eficiente?, revela o sócio Píndaro Lutero.

A Conciliadora é uma plataforma que funciona da seguinte maneira: o cliente (varejista em sua maioria), solicita os extratos eletrônicos junto as operadoras de cartão e direciona estes arquivos à Conciliadora. Por sua vez, a Conciliadora recebe todos estes arquivos (vendas, pagamentos, cancelamentos, antecipações, etc.) e os organiza de forma clara, auditando as informações.

Píndaro explica que, a partir dessas informações são gerados três relatórios principais: o de conciliação de vendas, que verifica se todas as vendas realizadas na ?loja? foram de fato, reconhecidas pela operadora e estão corretas; o de conciliação de pagamento, no qual o sistema monitora diariamente se as vendas estão sendo pagas na data correta e descontando a taxa acordada; por fim, o de conciliação bancária, que confere de forma muito rápida e ágil, se todos os pagamentos informados foram depositados nas contas bancárias.

?Além destas funcionalidades, o sistema tem previsão de recebimento e dashboard gerencial. Todas as informações podem ser conferidas por uma ou mais empresas simultaneamente em qualquer dispositivo com acesso à internet?, acrescenta o sócio da startup.

A startup também se diferencia por conseguir dar suporte a todos tipos de empresas, desde uma lanchonete até a uma rede de supermercados, além de conciliar cartão de benefícios e pequenas bandeiras regionais.

Expectativas

Inovar no setor de serviços, como fez a Conciliadora, é um grande desafio, pois não tem uma fórmula única. ?Criamos um modelo focado na necessidade do usuário, facilitando o seu dia-a-dia. Mas, estamos em constante evolução de nossa plataforma para que ela deixe cada vez mais o foco no serviço e se torne um produto?, afirma Píndaro.

Por isso, o sócio da empresa tem grandes expectativas com o mercado. O objetivo da Conciliadora, revela Píndaro, é ampliar o mercado de atuação e se tornar uma referência nesse tipo de serviço. Hoje, os principais clientes da empresa, são supermercados e postos de combustíveis, mas eles oferecem soluções também para hotéis, que podem abater parte dos impostos com o uso da ferramenta. ?A equipe também está focada em buscar parcerias com empresas de software que queiram integrar sua solução a Conciliadora e em desenvolver uma nova versão da plataforma, que dará mais autonomia ao cliente?, frisa.

Além disso, a Conciliadora foi uma das startups eleitas para o programa Acelera MGTI desse ano. Píndaro afirma que, participar do programa é uma oportunidade para acelerar o crescimento da empresa, definir processos e engajar mais no mercado de startups. ?É a primeira vez que a startup está sendo acelerada e está sendo uma etapa muito importante, principalmente pelas mentorias e palestras com pessoas muito boas no assunto?, finaliza.

Fonte: Minas Inova/27-04/Larissa Borges

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