Blog

cartão de crédito

Dobra o uso do cartão de crédito em 5 anos

O número de transações realizadas com cartão de crédito aumentou 108,3% entre fevereiro de 2010 e dezembro de 2014, segundo pesquisa do Instituto Assaf, com base em dados do Banco Central.

De acordo com o levantamento, em fevereiro de 2010 foram contabilizadas 505 milhões de movimentações com o plástico, enquanto em dezembro de 2014 o número subiu para 1,05 bilhão de transações.

Em volume financeiro, a soma das transações passou de 36,8 bilhões de reais para 104 bilhões de reais no período, uma elevação de 182%.

Também foi verificado um aumento no valor médio das movimentações. Em fevereiro de 2010, o valor médio transacionado com cartões era de 72,89 reais, já em dezembro de 2014 a média saltou para 98,85 reais, um aumento de 36%.

Fabiano Guasti Lima, pesquisador do Instituto Assaf responsável pelo levantamento, levanta algumas hipóteses que podem justificar o aumento do uso do cartão.

Uma delas seria a perda do poder de compra da população, diante do aumento da inflação. “Com menor poder de compra e a recente piora do quadro econômico, as pessoas recorrem mais ao crédito”, diz Lima.

A ampliação dos programas de fidelidade das empresas de cartões de crédito também pode ter contribuído para o maior uso do plástico. Com a maior divulgação dos programas, os consumidores passam a usar mais o cartão porque sabem que terão benefícios, segundo o pesquisador.

Outras duas razões citadas por Guasti Lima seria o maior acesso da população aos bancos, e consequentemente aos cartões, e também a busca por um meio de pagamento que pode ser mais seguro. “Muitas pessoas têm preferido usar os cartões a andar com dinheiro porque em caso de roubo ou furto, elas conseguem bloquear o cartão e não perdem o dinheiro”, afirma Lima.

Fonte: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/uso-de-cartao-de-credito-dobra-em-cinco-anos

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.