Blog

Fraude com cartão

Fraude com cartão: dicas para solucionar o problema

Segundo pesquisas da ACI Worldwide, empresa que desenvolve sistemas antifraudes, 33% dos brasileiros que possuem cartão de crédito já sofreram algum tipo de fraude com cartão, a principal é a clonagem. Para reforçar, um levantamento feito pela Aite Group, empresa norte americana de pesquisas sobre o mercado internacional e serviços financeiros, o Brasil é o 5º país no ranking de fraudes e golpes envolvendo cartões de crédito, e o 7º em fraudes incluindo cartões de débito e crédito.

 

Como agir em caso de fraude com cartão

Em caso de fraude comncartão, ao detectar uma compra não realizada em sua fatura, o cliente deve contatar a administradora imediatamente para cancelar e substituir o cartão fraudado. A administradora, por vez, irá solicitar que o titular do cartão informe os débitos não reconhecidos podendo assim emitir uma nova fatura. Por lei, as empresas têm até 5 dias úteis para resolver problemas relatados nos SACs, portanto é importante que o consumidor anote o número do protocolo de atendimento ao fazer uma solicitação nas Centrais de Atendimento.

Se ocorrer e fraude com cartão e por acaso o consumidor só perceber o problema depois de realizar o pagamento da fatura ou a administradora insistir na cobrança de valores indevidos, os valores pagos deverão ser devolvidos em dobro. Além disso, se o pagamento for feito no débito automático e, por causa do excesso monetário o consumidor pague juros, a empresa também deve arcar com este valor em dobro. E em caso de compra parcelada, é importante registrar um boletim de ocorrência e comunicar órgão de proteção ao crédito.

Vale ressaltar que inclusive os clientes que não pagam os seguros oferecidos pelas administradoras de cartão têm todos os direitos assegurados.

 

Referências:

http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/05/09/especialistas-dao-7-dicas-para-consumidor-que-sofre-fraude-no-cartao.htm

http://www.e-konomista.com.br/a/penta-campeao-da-copa-brasil-e-o-5-pais-no-ranking-mundial-de-fraudes-de-cartao-de-credito/

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.