Blog

maquinetas deverao aceitar cartoes de todas as bandeiras em 2017

Maquinetas deverão aceitar cartões de todas as bandeiras em 2017

O Banco Central (BC) definiu prazo para o fim da exclusividade de bandeiras em maquinetas de cartão. Até o dia 24 de março de 2017, as máquinas devem estar preparadas para aceitar o pagamento com cartão de todas as bandeiras, de acordo com circular publicada na noite dessa quarta-feira (7) no sistema de informações do BC.

bandeiras-de-cartaoO BC considera que já houve tempo para as instituições financeiras se adaptarem à regra de 2015 que proíbe a exclusividade. Também foi definido prazo para que a liquidação financeira de pagamentos com cartão seja centralizada em câmara unificada. O prazo é até 4 de setembro de 2017. Essa medida já vem sendo discutida pelo mercado.

Fonte: Agência Brasil – 08/12/2016

A quantidade de transações com cartão vem crescendo com consistência. Do primeiro trimestre de 2002 para o quarto trimestre de 2007 houve um aumento significativo – de 275 milhões para 2 bilhões de transações. Estes dados foram divulgados pelo Relatório sobre a Indústria de Cartões de Pagamentos (2007) realizado pelo Banco Central do Brasil (BCB).

Neste período eram permitidos os contratos de exclusividade entre operadoras de cartões e bandeiras. Por isso, prevalecia no mercado um número mais restrito de bandeiras, já que não havia competitividade. Em 2007, mais de 90% dos cartões ativos (crédito e débito) eram das duas maiores bandeiras, Visa e MasterCardO.

Com a abertura do mercado das adquirentes em 2010 – que quebrou a exclusividade entre adquirentes e bandeiras, a concorrência aumentou e isso trouxe benefícios aos empresários.

Em 2015, as compras pagas com cartões de crédito e débito no Brasil movimentaram R$ 1,05 trilhão e cresceram 9% comparado ao ano anterior, segundo dados da Abecs – Associação Brasileira das Empresas de cartões de crédito. Agora, a tendência é aumentar ainda mais o número de transações com os cartões.

Além disso, o prazo definido para o fim da exclusividade de bandeiras em maquinetas de cartão para 2017 estimula o surgimento de bandeiras aumentando a concorrência. Tudo isso beneficia o lojista com mais opções na hora de encontrar quais operadoras de cartão e quais bandeiras são mais adequadas para sua empresa.

Compartilhar

Comentários (2)

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.