Blog

maquininhas de cartao opcao cooperativa no mercado

Maquininhas de cartão: opção cooperativa no mercado

Quando você pensa em pagamento com cartão, que marcas vêm à sua cabeça? Não, não estamos falando da bandeira dos cartões, mas das maquinetas que fazem a intermediação entre lojas, operadoras de cartões e bancos. Só lembrou de duas? [..] Pois então, maquininhas de cartão: opção cooperativa no mercado já estão no mercado.

O fim do duopólio
Até poucos anos atrás, estabelecimentos comerciais, profissionais liberais e prestadores de serviços que quisessem oferecer aos seus clientes a possibilidade de pagamento com cartão só tinham duas marcas com quem pudessem negociar o aluguel de maquinetas.

O duopólio acabou em 2010, após uma intervenção do Banco Central, e, desde então, a entrada de novas marcas no mercado de adquirência tem criado uma maior competitividade entre elas e favorecido o comércio, que ganha em eficiência de atendimento, em tecnologia de ponta e também com promoções diversas.

Uma opção cooperativa
Recentemente, o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob, anunciou o lançamento de uma maquininha com vantagens e benefícios exclusivos para os estabelecimentos associados.

sipagApelidada de SIPAG ? Soluções Integradas de Pagamento ? a maquineta, que opera com as bandeiras Cabal, Matercard, Visa e Sorocred, sem custo de taxa de adesão e com isenção de três meses no aluguel mensal, sendo bem menores em relação às marcas líderes do mercado (como as cooperativas não visam lucro, podem oferecer preços bem mais competitivos).

Para se ter uma ideia, o aluguel mensal de uma maquininha SIPAG chega a custar até 40% menos que as concorrentes. A taxa cobrada por transação realizada (MDR) fica até 15% mais baixa. E outra vantagem é a antecipação de recebíveis (sendo possível receber à vista as vendas feitas à prazo), basta o associado fazer a solicitação diretamente no equipamento ou pelo Portal de Serviços SIPAG.

Vantagens além dos custos
De acordo com informações do Sicoob, para a cooperativa, a SIPAG pode oferecer comissionamento por estabelecimento credenciado, receita de incentivo sobre o volume de faturamento das vendas mensais e comissão para antecipação de recebíveis.

Já o cooperado pode utilizar a SIPAG para aceitar pagamentos, com tarifas reduzidas e descontos atrativos. No Portal de Serviços também é possível realizar consultas de suas vendas, seus recolhimentos, contas a receber, etc. O uso da SIPAG ainda tem retorno financeiro indireto para o associado, aumentando sua participação na distribuição de sobras da cooperativa.

Participação no mercado
Menos de um ano e meio após seu lançamento, a maquininha do sistema Sicoob já está presente em mais de 10 mil lojas, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos por todo o país. Entre novembro de 2014 e agosto de 2015, a SIPAG movimentou mais de R$ 130 milhões de transações no débito e crédito. E a nova opção promete movimentar ainda mais um mercado em franco crescimento, gerando uma grande oportunidade para o consumidor brasileiro.

Fonte: O seu dinheiro vale mais – Sicoob

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.