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mercado ainda vai crescer muito

Mercado ainda vai crescer muito

Com fim de contratos de exclusividade, leque do empreendedor também se amplia

A tecnologia ameaça, mas a realidade ainda é uma só: vai demorar um bocado de tempo para que o pagamento com as famosas maquininhas se torne coisa do passado. Ao ?passar? o cartão e digitar a senha, o cliente tem o débito efetuado em sua conta bancária e os adquirentes, empresas responsáveis pelas maquininhas de cartão, atuam como os processadores dessas operações. São elas que capturam os pagamentos e estabelecem a relação entre clientes, bancos e lojas.

No Brasil, até 2010, foram permitidos contratos de exclusividade entre adquirentes e bandeiras de cartões de débito e crédito, o que se tornou pouco comum com o tempo. Hoje, as empresas mantém parcerias com as bandeiras mais comuns do mercado, mas ainda é possível encontrar estabelecimentos com mais de uma marca de maquininha. A concorrência é forte.

Cielo quer atender e entender os clientes
Com mais de 90% da carteira de clientes composta por pequenos e médios empresários ou empreendedores que trabalham de forma autônoma, a Cielo é, de acordo com os empresários consultados, a companhia com maior índice de satisfação da ?Escolha PME?, com 59,8 pontos.

O vice-presidente comercial de varejo da Cielo, Adriano Navarini, confirma que a relação estreita com os negócios de pequeno porte garantem a expansão da empresa. ?Não há outra forma de conquistar a confiança do cliente a não ser atendê-los e entendê-lo. Sem dúvida, os pequenos são a nossa base de sustentação?, comenta Navarini.

Apesar do otimismo, o executivo confessa que a recessão econômica também foi sentida pela Cielo, fazendo com que a companhia investisse de forma massiva em programas de fidelidade e facilidades no resgate dos pagamentos efetuados com cartão. ?O movimento do comércio é ligado ao nosso negócio. A aceleração do crescimento acompanha a velocidade do volume de vendas do varejo?, explica o vice-presidente. Para fomentar o consumo, a Cielo investiu também em lojas físicas.

Quando avaliado o potencial de consumo, a ?Escolha PME? identifica na Cielo também o principal objeto de desejo dos empresários consultados na categoria. De acordo com esse consumidor ouvido para o levantamento, o preço é o principal atributo no momento de escolher o produto pois o empresário valoriza taxas mais acessíveis.

É muito difícil agradar setor
O sistema de adquirentes Rede tem nota 55,8 na escala de satisfação do pequeno e médio empresário. A média da empresa ficou em 7,51, com 36% de avaliações negativas entre os empresários entrevistados. Em potencial de consumo, a Rede tem 25% de preferências quanto a ser o objeto de desejo do empreendedor, atrás dos 45% da Cielo. As demais empresas citadas na avaliação da categoria, porém sem notas expressivas, são Getnet, Visa, PagSeguro e Elo.

Fonte: Estadão PME

O que a abertura do mercado das administradoras de cartão trouxe de benefícios para você?
Com a abertura do mercado das adquirentes em 2010 – que quebrou a exclusividade entre adquirentes e bandeiras, a concorrência aumentou e isso trouxe benefícios aos empresários. Tudo isso sinaliza que suas estratégias devem ser baseadas neste cenário. Pesquisar e acompanhar diariamente!

Agora as bandeiras mais conhecidas são aceitas em quase todos os equipamentos de captação (POS). Isso aumenta a concorrência e quanto maior a concorrência, mais você consegue negociar! Por isso, as empresas possuem, agora, maior possibilidades de negociação de preços com as operadoras de cartão. A dica é procurar se fidelizar à uma adquirente que melhor te atende. Uma pesquisa realizada pelo CDL – BH aponta que mais de 75% das empresas pesquisadas se beneficiaram com redução de custos ao se fidelizar.

Esta mesma pesquisa (CDL – BH) indica também que mais de 80% das empresas pesquisadas obtiveram êxito nas negociações. É importante lembrar que a fidelização deve levar em conta alguns riscos como não abranger algumas bandeiras locais e regionais ainda não aceitas pela operadora de cartão em questão.

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