Blog

nem todas as suas vendas sao pagas por que

Nem todas as suas vendas são pagas? Por quê?

Veja em detalhes os principais processos de vendas, erros e fraudes que podem influenciar no seu caixa

Se você quer ficar ainda mais atento à tudo que pode prejudicar o faturamento da sua empresa entenda os principais processos, erros e também fraudes a seguir. Identificando qual é a divergência que está prejudicando seu orçamento e reduzindo as perdas financeiras, além de ganhar muito tempo. Monitore suas finanças!

Cancelamento de compras e Chargebacks
O chargeback ocorre quando o consumidor entra em contato com a operadora de cartão e informa que não reconhece uma ou mais compras presentes em sua fatura. Em seguida, a operadora cancela a venda e consequentemente os respectivos pagamentos para sua empresa são cancelados também.

Esta compra pode ou não ter sido realizada pelo titular do cartão. Entenda:

O que é auto fraude e fraude efetiva?
No caso citado acima, o consumidor pode ser um golpista e pode realizar dois tipos diferentes de fraudes: a auto fraude e a fraude efetiva.

Na auto fraude, ele faz a compra com o seu próprio cartão de crédito, recebe a mercadoria e em seguida cancela a compra. As empresas que não monitorarem e não contestarem junto às operadoras de cartão ficam sem a mercadoria e sem o dinheiro.

Neste caso para comprovar a venda, é necessário enviar para a operadora em questão a nota fiscal e comprovante de entrega do produto, devidamente nomeados pelo comprador.

Na fraude efetiva, o golpista utiliza um cartão roubado e faz a compra através de uma plataforma on-line como se fosse o titular. Quando este percebe a fraude entra em contato com a administradora de cartões e alega não ter comprado, ocorre o chargeback. Neste caso, perde-se a mercadoria e o dinheiro.

Já neste, a solução é utilizar um sistema anti-fraude que irá analisar os dados do cartão fraudado automaticamente e será gerado um alerta e um relatório com todos os dados do titular do cartão em questão, com isso, você saberá se de fato a compra é verídica.

Até mesmo as vendas amparadas pelo código de autorização das operadoras podem ser canceladas ou sofrer chargebacks nos seguintes casos:

– Mercadoria não entregue, defeito, vícios ou devolução que não tenham sido solucionados devidamente pelo vendedor.

– Digitação dos dados do cartão incorretos, valor ou duplicidade de código de autorização.

Troca de maquinetas de cartão (fraude conhecido como chupa-cabra)
Conhece este tipo de fraude? Você realiza diversas vendas na sua empresa mas o valor não entra em conta. E você não sabe o por quê. Com o controle financeiro é possível identificar que as maquininhas de cartão do seu estabelecimento foram adulteradas e as vendas não estão caindo na sua conta bancária mas sim na conta de outra pessoa.

Geralmente este processo ocorre quando algum golpista se passa por funcionário da adquirente e informa que uma das maquinetas estão com defeito ou falhas e realiza a troca por uma fraudulenta. Obs: As adquirentes nunca fazem este tipo de troca sem autorização prévia!

A operadora de cartão não registrou a venda
Se você realizou uma venda mas o valor não foi encontrado na sua conta bancária, verifique se a adquirente registrou essa transação. Podem ocorrer erros e ela não ser registrada. Caso isso aconteça é só comprovar junto à operadora através da filipeta – comprovante de papel fornecido depois de cada compra pelas maquinetas.

Tarifas indevidas
Quando se aceita o pagamento com cartão de crédito nos estabelecimentos é preciso incluir os gastos com as taxas cobradas pelas operadoras de cartão de crédito. Porém, estes valores podem estar acima do ideal para garantir grandes lucros na sua empresa. Para sanar esse problema é necessário negociar com as adquirentes e para isso, você precisa ter total controle de cada uma das taxas cobradas!

Você sabia?
A reincidência de transações suspeitas, irregulares ou chargebacks resultarão em multas e rescisão do contrato com as principais adquirentes.

Todos estes problemas podem ser minimizados com o controle financeiro.

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.