Blog

o que e conciliacao financeira

O que é conciliação financeira?

Falamos tanto de cartão de crédito mas será que as empresas estão prontas para vender com este meio de pagamento? Sim, afinal, ele é o mais prático além de ser tendência para os próximos anos. Elas podem e devem vender com cartão, mas o que é preciso ficar atento é em como controlar os recebimentos e as taxas, por exemplo. Estas são algumas das funções da conciliação financeira. Hoje vamos te explicar o que é este processo.

Pense na sua conta bancária pessoal. Saber quanto você está pagando de taxas e tarifas é fundamental. E se algum valor foi debitado incorretamente. Preocupante, não é? Será que alguém está utilizando meu cartão sem a minha autorização? Estes são só alguns casos.

Agora, imagina vender muito com cartão de crédito e débito. Será que tudo está sendo creditado para você? E nas datas corretas? As taxas que você paga por operadora estão sendo cobradas de acordo com o combinado? E as fraudes? Será que entreguei o meu produto e não recebi o dinheiro? Resumindo, a conciliação de cartões é a conferência de todas as transações com cartão de crédito e débito desde a aprovação na maquineta até o depósito em sua conta bancária, você acompanha se a operadora registrou todas as vendas, repassou corretamente e se recebeu na sua conta o valor esperado, monitora taxas, chargebacks e cancelamentos (veja também: Venda realizada com cartão de crédito e não creditada na conta. O que fazer? Qual o prazo para contestar?).

automatizacao

Conciliar seus cartões é bom. Conciliar bem é melhor ainda!
Conferir venda a venda gasta muito tempo. É por isso que temos que utilizar as tecnologias à nosso favor. A conciliação de cartões automatizada além de otimizar o tempo dos seus colaboradores permitindo a realização de outra tarefas, é a única forma precisa para ter certeza que as suas transações estão sendo repassadas. Tudo isso através de um sistema online, prático e com armazenamento em nuvem. Mas para isso, o sistema tem que ser completo: com relatórios auditados, nada adianta vários dados reunidos em uma planilha sem uma análise precisa.

Pode parecer muita informação, mas com um bom sistema de conciliação de cartões você confere todas suas vendas e recebimentos em poucos minutos e sem margem para erros de de digitação ou outros erros humanos!

Gostou? Acompanhe nosso blog!
E um bom controle financeiro!

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.