Blog

saiba mais sobre custos fixos e variaveis

Saiba mais sobre custos fixos e variáveis

O planejamento financeiro, que envolve custos fixos e variáveis, de uma empresa é fundamental para gerir as suas finanças de forma adequada, evitar prejuízos, dívidas e, acima de tudo, conseguir se manter firme mesmo em tempo de instabilidade econômica no país. E para se planejar, é preciso entender os gastos que existem dentro do seu negócio.

Confira nos tópicos a seguir informações importantes sobre custos fixos e variáveis: tudo que você precisa saber para manter o seu planejamento financeiro em dia.

  • O que são custos fixos
  • O que são custos variáveis
  • Conciliação de cartões
  • Conciliação bancária
  • O que são custos fixos

O que são custos fixos

Os custos fixos dentro de uma empresa são, basicamente, todas as contas a pagar que o seu empreendimento possui e que sempre são iguais, como aluguel, conta de luz e de água, telefone, salários e outros. Devido a reajustes que acontecem ao longo do ano, os valores desses gastos podem mudar, mesmo assim, são considerados fixos.

Isso porque eles estão presentes todos os meses nas suas contas a pagar e os seus valores, quando mudam, é pouco e permanecem os mesmos por mais alguns meses. De qualquer forma, os custos fixos também são chamados de custos de estrutura, pois são, principalmente, o que você gasta para manter o seu empreendimento funcionando, espaço e mão de obra.

O que são custos variáveis

Diferente dos custos fixos, os variáveis, como diz o próprio nome, são aqueles que mudam de mês a mês, pois dependem de alguns fatores, como a produção na sua empresa. Desse modo, se englobam nos custos variáveis os gastos com matéria prima, comissões de vendas, horas extras de trabalho.

Esses custos costumam estar relacionados mais diretamente com a produção, seja de produtos ou de serviços, por isso, também recebem o nome de custo de produção. Mesmo quando é fabricado um mesmo número de unidades, por exemplo, ainda assim o custo é variável. Outros exemplos são a mão de obra temporária e os insumos produtivos.

Conciliação de cartões

Com a necessidade de fazer uma gestão financeira, além dos custos fixo e variáveis, é preciso levar em consideração ainda as contas a receber dentro do período. Quem aceita pagamentos com cartão de crédito, por exemplo, encontra mais um agravante, o de gerenciar os valores a receber.

Isso por que em geral, quem vende no cartão de crédito recebe o pagamento normalmente 30 dias depois, descontados as taxas da operadora. E empresas que aceitam cartão e débito recebem, de forma geral, um dia depois. Ou seja, existem muitos cálculos para serem feitos e recebimentos para controlar.
Para ajudar nessa tarefa bastante trabalhosa de realizar de maneira manual, existe o conciliador de cartões, um software que colabora com o gerenciamento de valores a receber das operadoras com as quais a sua empresa trabalha. Afinal, é comum que sejam aceitos pagamentos com mais de uma bandeira, o que torna esse controle ainda mais dispendioso.

Esse software, por sua vez, concilia as vendas realizadas com cartões e controla as tarifas cobradas, bem como o dia que o pagamento é feito. Além de evitar cobranças indevidas, essa ferramenta economiza tempo, torna a rotina da sua empresa mais dinâmica, podendo até mesmo reduzir o quadro de pessoal sem sobrecarregar ninguém.

Ter o controle total permite planejamentos financeiros mais completos para a sua empresa, além de possibilitar que você negocie taxas com a operadora, por ter o montante que gasta com elas. Tendo essas informações em mãos, fica mais fácil de pagar os custos fixos e variáveis da sua empresa.

Conciliação bancária

Fazer a conciliação bancária é outra necessidade para o sistema de gestão financeira da sua empresa, sendo que essa tarefa consiste em comparar as atividades realizadas por meio das contas bancárias da sua empresa com o que você tem registrado. A melhor forma de fazer isso é com um sistema de gestão empresarial, que controla todas as operações do seu negócio.

Além de prejuízos, é possível evitar que pessoas mal intencionadas cometam fraudes e demais atividades que prejudiquem o seu empreendimento. O GestãoClick é um software ERP que possui essa e muitas outras funções para gerenciar a sua empresa, evitando o retrabalho, economizando tempo e dinheiro e ajudando a controlar as suas finanças.

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.