Blog

3-dicas-de-como-fazer-a-gestao-financeira capa_blog

3 dicas de como fazer a gestão financeira do seu negócio

Sua empresa está crescendo, mas você não sabe por onde começar e como fazer a gestão financeira do seu negócio? Saiba o que é, e como fazer a gestão financeira do seu negócio com essas três dicas.

Conforme você observa o alto nível de crescimento do seu pequeno negócio, algumas coisas vão mudando.

Se antes você era o “faz tudo” da sua empresa, agora você passa a ter a necessidade de contratar mais funcionários para dividir as tarefas ou até mesmo outros sócios.

E nesse mundo de tarefas a serem exercidas, uma em especial merece a sua atenção: a gestão financeira.

 

O que é gestão financeira?

Gestão financeira é uma união de tarefas administrativas, a fim de fazer a execução, análise, controle e planejamento de todas as atividade que envolvem a parte financeira, com o objetivo de obter maior lucro para a empresa.

Percebendo o quão complicadas essas tarefas podem ser, separamos aqui três dicas de como fazer a sua gestão financeira para facilitar a sua administração.

 

#Dica 1: Gestão de Investimentos

 

investimento

Para que sua empresa modernize, aumente a produção, abra mais filiais, etc, é preciso fazer investimentos.

Mas dúvidas sempre acabam surgindo: : será que é a hora de fazer investimentos? Como fazer? Eu vou ter o retorno esperado?

Alguns utilizam o próprio recurso para começar a aplicar em alguns investimentos, porém esse é um dos maiores erros que você pode cometer, pois se você investe com o seu próprio dinheiro, você pode ficar sem capital de giro.

Mas calma! Além de redes de crédito que incentivam o investimento, fazer com que sua gestão financeira seja assertiva não é tão difícil assim, saber conciliar as suas vendas, por exemplo, pode trazer muito retorno para seu negócio.

 

#Dica 2: Gestão financeira do caixa no dia a dia

 

Gestão financeira do caixa no dia a dia

Para conduzir bem o dinheiro da sua empresa é necessário ter tempo, dedicação e estudo.

Muitas vezes você pode não ter tanto tempo para se empenhar, por exemplo, em analisar dados financeiros, mas isso pode afetar e muito o desempenho da sua gestão.

Ter conhecimento de alguns ponto relacionados à administração do dinheiro tais como, fluxo de caixa, formação de preços e custos podem afetar toda a gestão da empresa.

Leia também nosso artigo sobre como conciliar suas vendas em cartão com uma equipe pequena e ocupada.

 

#Dica 3: Gestão de crises

 

gestão de crises

Para enfrentar a crise financeira nos pequenos negócios, não existe uma solução mágica.

Algumas dicas podem ser bem óbvias, mas para que elas deem certo é necessário muita persistência, disciplina e muita força de vontade

Saber de onde veio a crise é uma tarefa complicada, mas se você tem um controle total de todo os recursos que entraram e saíram da sua empresa, fluxos de caixa, conciliações de vendas bem apurados e organizados, será mais fácil na tomada de decisões para enfrentar a prevenir futuras crises.

Essas dicas foram úteis? Se quiser saber mais sobre os benefícios da conciliação de cartões para redes e franquias, leia também: 4 benefícios na conciliação de cartões para redes e franquias.

Mas se ficou interessado em saber como conciliar as suas vendas em cartões de débito, crédito e benefícios? Acesse nosso site e conheça a nossa plataforma.

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.