Blog

5 erros graves ao fazer o controle financeiro empresarial

5 erros graves ao fazer o controle financeiro empresarial

Organizar as finanças de uma empresa tornou-se uma necessidade importante para aqueles que desejam superar seus concorrentes e se destacar no agressivo mundo dos negócios. No entanto, apesar da sua importância no mercado, fazer um controle financeiro empresarial de forma adequada demonstrou ser um grande desafio para diversas organizações, em essencial, para aquelas que não conseguem controlar o fluxo de caixa.

Saber o destino do próprio dinheiro é uma obrigação para muitos gestores, porém, nem sempre é possível evitar que os erros ocorram e comprometam a saúde financeira dos negócios.

Se sua empresa vive esta realidade, saiba quais são os principais erros cometidos quando o assunto é gestão e controle financeiro. Confira!

Não fazer o controle financeiro empresarial

Como mencionamos acima, o planejamento financeiro é fundamental para manter o devido controle sobre as finanças. Através dele, existem mais chances de registrar os gastos e compreender os desperdícios e pagamentos necessários.

Diversas organizações recorrem ao planejamento para obter informações precisas sobre suas movimentações financeiras, evitando assim contrair dívidas indesejáveis e possíveis crises.

Caso sua empresa ainda não tenha adquirido o planejamento como ferramenta necessária, comece agora mesmo! Registre todos os gastos e pagamentos, estabeleça metas, reserve uma porcentagem para emergências, etc.

Misturar as finanças pessoais com as finanças da empresa

Este erro é extremamente prejudicial para a saúde financeira de uma empresa, apesar de não ser incomum. Fazer pagamentos com dinheiro pessoal, utilizar o capital da empresa para adquirir bens pessoais entre outros delitos, são pequenas falhas que a longo tempo podem se transformar em grandes pesadelos para os gestores.

O fluxo do caixa precisa conter somente as entradas e saídas empresariais, para que seja possível fazer um controle sobre os lucros da empresa.

Para evitar esse tipo de erro, providencie um cartão específico para os gastos e pagamentos da empresa e não utilize o dinheiro do caixa em situações pessoais.

Não controlar o fluxo de caixa

O caixa é a alma de uma empresa, é nele que estarão todas as informações necessárias sobre as movimentações financeiras. Devido sua importância, não dar a devida atenção a esse assunto é sempre um erro grave, infelizmente cometido por diversos gestores.

Especificar quais são as entradas e saídas, registro de vendas, prestações de serviços, capital para investimentos, entre outras informações, é essencial para projetar os planos futuros e evitar que a empresa ?entre no vermelho? diante de possíveis crises. 

Se sua empresa não tem o hábito de controle do fluxo de caixa, chegou o momento de mudar essa situação! Registre todos os dados importantes, assim como despesas fixas e variáveis e não se esqueça de gerar relatórios mensais.

Não analisar o funcionamento do mercado

Para entender os processos dos seus concorrentes e também compreender como o mercado financeiro está reagindo, todo gestor precisa fazer pesquisas externas com o objetivo de analisar o comportamento do público e seus concorrentes.

Na maioria das vezes, as empresas ignoram essa necessidade e acabam tomando suas próprias decisões sem entender seus concorrentes, taxas de juros, aumento do dólar e outros fatores externos. 

Vale ressaltar que esses dados são importantes e podem fazer toda a diferença no controle de gastos, já que influenciam e determinam os melhores momentos para economizar ou investir.

Não automatizar os processos

Utilizar planilhas manuais não é a melhor alternativa para registrar os gastos da empresa. Com o advento da tecnologia, ficou mais fácil controlar as finanças através de softwares e gerenciadores financeiros específicos para atender essa necessidade. Ex: Conciliadora

Este é um investimento justificável para os gestores, pois poderão integrar a conta bancária, criar um sistema de alerta, utilizar gráficos e adquirir relatórios com mais facilidade.

Evitar os erros graves no controle financeiro empresarial é fundamental para conquistar – e manter – o sucesso de uma empresa. Quer receber mais conteúdos incríveis como este? Assine nossa newsletter e fique por dentro dos melhores assuntos corporativos!

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.