Blog

6 dicas essenciais para o controle financeiro da sua empresa em 2017

6 dicas essenciais para o controle financeiro da sua empresa em 2017

Você quer gerar resultados melhores para a sua empresa em 2017? Para isso, você precisa seguir alguns passos essenciais e fazer um planejamento financeiro eficiente. Neste artigo vamos dar algumas dicas fundamentais para o controle financeiro da sua empresa para o próximo ano.

Faça um bom planejamento

Já começou a planejar? Não deixe de fazer o planejamento antes de virar o ano. Um plano mesmo que seja simples, mas bem estruturado e que seja seguido trará resultados! Comece o quanto antes no ano anterior. Este é o item principal para garantir o sucesso.

O que você pretende alcançar na sua empresa? O primeiro passo é fazer esta reflexão. Defina de forma clara quais serão seus investimentos e objetivos. Em seguida, faça estimativas do orçamento anual. Calcule quanto irá investir, quanto será o gasto e quanto será o retorno financeiro.

Tendências do mercado

O número de vendas com cartão está em constante crescimento. Segundo o Instituto Assaf, com base em dados do Banco Central, as transações realizadas com cartão de crédito aumentaram 108% entre 2010 e 2014 no Brasil. Em 2015, o crescimento foi de 9% ante 2014.

Você aceita cartão? É muito importante adotar essa forma de pagamento para não perder dinheiro. E a dica é aceitar o maior número de bandeiras de cartão possíveis. À medida que o volume de vendas com cartão vai aumentando, você consegue negociar melhores taxas.

Pesquise os preços dos concorrentes

É importante gastar esforços na pesquisa de preços dos concorrentes. Faça uma análise completa e reajuste os seus preços levando em consideração também os interesses dos seus clientes. Adequar os seus preços aos da concorrência pode render bons frutos no futuro, mas não esqueça dos seus diferenciais, devem ser levados em conta na precificação.

E isso não significa que você deve colocar todos os valores abaixo da concorrência. A definição dos preços leva em consideração diversos fatores, como o gastos, qualidade do material ou serviço oferecido. Este item deve ser feito durante todo o ano.

Você sabe o diferencial da sua empresa?

como já citei acima, o diferencial é muito importante. Foque nisso para desenvolver cada vez mais o seu negócio. Hoje vale mais a pena ser conhecido e procurado por um específico produto ou serviço de qualidade do que ser aquela espécie de “faz tudo”.

Reveja a margem de lucro dos produtos ou serviços

E para manter a rentabilidade do seu negócio? Não deixe de rever a margem de lucro, verifique se o lucro está sendo suficiente para cobrir os custos. Caso não esteja, faça cálculos e adote mudanças no orçamento.

Utilize softwares de gestão

O software online facilita o trabalho dos funcionários para realização do controle financeiro. Otimiza o tempo e permite um acompanhamento mais preciso e claro das contas a receber, taxas cobradas, acesso à relatórios, entre outros.

Não deixe sua empresa sem controle. Registre tudo, faça relatórios, monitore e planeje o futuro!

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.