Afinal o que é conciliação de cartão e como ela pode te ajudar

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Afinal o que é conciliação de cartão e como ela pode te ajudar

Afinal o que é conciliação de cartão e como ela pode te ajudar


Imagine se você, como pessoa física, tem um apartamento à venda e finalmente consegue vendê-lo. Mas o que isso tem a ver com conciliação de cartão? Preste atenção.

Quando o novo proprietário realizar a transferência do valor do imóvel, você certamente vai querer saber se o dinheiro está 100% em sua conta. A conciliação de cartão tem tudo a ver com isso, mas em relação ao que sua empresa vai receber.

Na sua empresa, são realizadas diversas transações que, quando somadas, chegam ao número da rentabilidade do empreendimento. E se essas transações não estiverem caindo em sua conta? Isso pode acontecer devido a erros de sistema, fraudes, cancelamentos, entre outros.

Você só vai descobrir se conferir, para isso que serve a conciliação de cartão.


Não deixe de ler o nosso último artigo sobre. Como a conciliação de cartão pode melhorar os resultados de um supermercado?

O que é conciliação de cartão?

A conciliação de cartão é a conferência de todo processo de venda desde a aprovação na maquineta até o recebimento em conta. E as vendas com cartão de crédito e débito estão cada vez mais massivas. Por isso, a extrema importância a conciliação de cartão.

Receber o dinheiro das suas compras pode não ser tão simples quanto você pensa.O motivo?

Depois que a pessoa passa o cartão e tem a compra aprovada na maquininha, existem vários trâmites que envolvem operadoras de cartão, bandeiras de cartão e transações bancárias.

Para deixar todo esse processo complexo mais simples e seguro, devemos usar e abusar da conciliação de cartão em pequenos e grandes negócios. Ela vai ajudar a identificar possíveis divergências a tempo de procurar soluções evitando prejuízos. Conheça agora as três fases essenciais para que a conciliação de cartão ocorre de forma eficaz:

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Conciliação de venda

Toda venda realizada fica no extrato de vendas das operadoras de cartão, correto? Não. Muitas vezes erros de sistema fazem com que algumas destas operações não sejam armazenadas.

A conciliação de venda consiste em confrontar todos os dados do seu Sistema de Vendas com o extrato de vendas das operadoras de cartão. Desta forma, você consegue acompanhar todas as transações realizadas diariamente, identificar quais não foram registradas e contestar a tempo.

Conciliação de recebimento

No item anterior vimos que a operadora de cartão gera um extrato de vendas. Mas ela também origina um extrato de pagamento. Entenda a diferença entre estes dois termos:

Extrato de vendas x extrato de pagamento

O extrato de vendas é a relação de cada venda realizada. O extrato de pagamento é cada pagamento e previsão de recebimento em conta bancária. Com essas premissas em mãos fica mais fácil entender o que é conciliação de recebimento. Ela consiste em confrontar as informações registradas no extrato de vendas com o extrato de pagamentos da própria operadora de cartão.

Assim, caso ocorram divergências, elas são evidenciadas de forma precisa.


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Conciliação bancária

Seguindo as fases da conciliação, chega-se à conciliação bancária. Agora é hora de confrontar as informações do extrato de pagamento das operadoras de cartão com o extrato de recebimento bancário. O objetivo é mostrar se você recebeu tudo aquilo que era esperado. Caso ocorram divergências, com a conciliação de cartão feita constantemente você pode recuperar valores não recebidos.

Orçamento apertado. Devo investir em um sistema de conciliação de cartão?

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Primeiro, a própria palavra investir já responde. Significa que você terá um retorno positivo. Neste caso, será em forma de economia de dinheiro, tempo, segurança, entre outros.

Uma equipe deve ser armada de tecnologias que vão aprimorar o seu negócio. Assim, como sistemas de conciliação de cartões automatizada. Com eles, seus funcionários obtém relatórios sem intervenção humana, minimizando possíveis erros.

Ninguém vai reclamar mais de processos complicados e cansativos, eles terão mais praticidade. E não é só isso não. Olha só:

Principais vantagens da conciliação de cartão automatizada

– Economia de dinheiro;

– Economia de tempo;

– Facilidade no controle financeiro;

– Segurança no fluxo de caixa.

– Evita erros humanos;

– Relatórios mais precisos;

– Possui acompanhamento de especialistas;

– Identifica divergências de forma automatizada (é preciso apenas analisar qual o motivo que causou cada uma);

– Tem controle de todas as taxas cobradas em cada uma das bandeiras que você realizou vendas;

– Acompanha com precisão todos os custos com maquinetas.

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Super dica

Prefira o sistema que seja integrado com a operadora de cartão. Ele é Via Integração com TEF ou ERP. Empresas que trabalham com TEF ou ERP podem automatizar a conciliação das vendas através da integração com o sistema.

Desta forma, as informações de venda já vão automaticamente para o software e seus funcionários não terão que guardar as filipetas para lançar cada uma delas manualmente.

Você ainda deixa todos mais motivados.

Obs.: isso não impede a conciliação das empresas que não trabalham com nenhum sistema de frente de caixa. É só uma dica mesmo.

Conciliadora, um ótimo exemplo de conciliação de cartão automatizada

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Foi com o intuito de tornar possível conciliar de forma fácil e prática a qualquer empresa, que a startup Conciliadora foi criada.

A solução consiste em uma plataforma que confere todas as vendas com cartão desde a sua aprovação na maquineta até o depósito na conta bancária. Todas as informações são organizadas de forma clara. A Conciliadora audita os dados mostrando todas as divergências e suas causas, gerando três relatórios principais:


– O de conciliação de vendas (mostra se todas as vendas realizadas foram registradas pela operadora de cartão e estão corretas);

– O de conciliação de recebimento (mostra por meio de uma conferência diária se as vendas serão pagas na data correta e descontando taxas acordadas);

– E o de conciliação bancária (confirma se todos os pagamentos foram de fato realizados e se os valores das taxas cobrados estão conforme o previsto)


Tudo trafega com o mesmo nível de segurança dos bancos. Ou seja, toda a auditoria é 100% fidedigna com o que de fato elas trabalham.

Por exemplo: se uma venda realizada em sua loja não foi processada corretamente pela operadora de cartão, na Conciliadora você identificará essa divergência e poderá argumentar à sua operadora garantindo assim o recebimento correto. A solução tem integração com uma extensa quantidade de operadoras de cartão. Por isso, consegue atender melhor todas as empresas, abrangendo todas as adquirentes e bandeiras.

Quer fazer a verdadeira conciliação de cartão? Saiba mais sobre a Conciliadora acessando o site conciliadora.com.br.

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