Aprenda o que é B2B e como entrar nesse negócio

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Aprenda o que é B2B e como entrar nesse negócio

Aprenda o que é B2B e como entrar nesse negócio



O mercado B2B (business to business) se refere às transações profissionais que ocorrem entre empresas. Esse tipo de serviço implica a venda de produtos ou serviços de uma empresa para outra, sendo um negócio lucrativo para ambas. Para ter uma ideia do tamanho desse nicho, as transações digitais realizadas entre empresas movimentaram R$ 1,81 trilhão em 2017, marcando um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, de acordo com a pesquisa da E-Consulting.


Por isso, constantemente surgem novas formas de ganhar visibilidade e aprender como captar clientes nesse mercado. Pensando nessas tendências, separamos algumas dicas para quem deseja ingressar no mercado B2B. Acompanhe:


O que é B2B?


O conceito das vendas B2B pode ser definido como a comercialização de um produto ou serviço de uma empresa para outra. Esse tipo de venda é complexa, pois costuma lidar com especialistas de cada área. Isso significa que é diferente de uma transação do mercado B2C (business to customer), que se trata do consumidor final como uma pessoa física.


Elas se diferem principalmente no que diz respeito à abordagem, pois não é uma questão de divulgar seu produto ou serviço e esperar que procurem por ele, mas sim, mostrar como pode ser um negócio vantajoso para ambos. Pois, por se tratar de especialistas, tanto quem fornece o produto ou serviço quanto quem compra, prioriza uma transação avaliando o benefício financeiro que ela irá trazer.


Como os marketplaces ajudam a conseguir novos clientes

Aprenda o que é B2B e como entrar nesse negócio


Para entendermos a melhor forma de encontrar novos clientes no segmento B2B, precisamos primeiro compreender como o marketing funciona. Porque antes de elaborar uma estratégia de marketing é necessário realizar alguns estudos de mercado. Dessa forma, é possível direcionar planos mais efetivos relacionados às áreas responsáveis pela venda.


Para isso, uma boa solução é a utilizar uma plataforma de marketplace B2B. Os marketplaces são alternativas para quem busca visibilidade, aumentando assim suas vendas e consequentemente os lucros. Um marketplace é um espaço virtual de uma empresa grande, que possibilita outras companhias mostrarem seu produto ou serviço. Além de ser uma opção para quem deseja posicionar sua marca no mercado, é uma boa estratégia para que novos negócios se destaquem.


Por isso, ter seu nome vinculado a um grande marketplace faz com que a notoriedade dele seja relacionada a sua marca, passando credibilidade para o seu negócio independente do tempo no mercado.


Entre no ramo


Todas as transações que acontecem entre empresas fazem parte das vendas B2B. O maior diferencial desse modelo de negócios é que todos, tanto fornecedores quanto compradores, são especialistas no assunto. Isso significa muito mais que apenas vender, e por esse motivo as empresas precisam estudar os recursos disponíveis para melhorar as vendas.


Utilizar um marketplace B2B é uma vantagem, uma vez que é representado por uma grande empresa já consolidada na internet que apenas fornece um espaço para que vendedores coloquem seus produtos.


Mesmo que seja um meio disputado, o segmento B2B possui diversas plataformas e recursos que, ao serem bem explorados, geram inúmeras oportunidades tanto aos compradores quanto vendedores. Essas oportunidades fazem toda a diferença e resultam em mais visibilidade para o seu negócio, o que resulta em mais vendas e consequentemente a possibilidade de lucrar mais.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais

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