Chega de planilha! Conheça 6 benefícios da automação financeira

Blog

Chega de planilha! Conheça 6 benefícios da automação financeira

Chega de planilha! Conheça 6 benefícios da automação financeira

Se os números fazem parte da sua rotina de trabalho, você bem sabe o quão importante é ter total controle sobre os dados e registros. O problema é que esse controle geralmente é feito por planilhas, um método manual, sem automação financeira. A boa notícia é que seus dias imersos em dezenas de planilhas estão acabando, graças à automação financeira. Afinal, a tecnologia tem causado grandes transformações na rotina de trabalho e o controle financeiro não ficou de fora


O desenvolvimento de tecnologias como Big Data, Cloud Computing, Business Intelligence e sistemas de automação financeira otimizou a rotina de trabalho de muitos gestores. Porém, ainda existem dúvidas sobre os reais benefícios da adesão desses recursos. Para ajudar profissionais como você, neste post vamos explicar os principais pontos da automação financeira e os 6 benefícios que essa tecnologia pode trazer para a sua empresa. Confira tudo neste conteúdo e veja que vale a pena investir!


O que é automação financeira?


A automação financeira consiste em uma empresa tornar automáticas todas as suas atividades que envolvem números, valores e, principalmente, organização. O que antes era realizado de forma manual, por pessoas, com o risco de erros e retrabalho, passa a ser feito por sistemas especializados. O que antes parecia um luxo, hoje se tornou essencial para modernizar processos, melhorar performances e se tornar uma marca mais competitiva no mercado. Afinal, a área financeira é como o coração de uma empresa, se ela não funciona bem, todas as outras áreas são comprometidas.


A automação financeira traz inúmeros benefícios, como controle financeiro seguro, redução de falhas e fraudes causadas por pessoas, aumento de produtividade e possibilidade de integração com meios de pagamento. Essa última vantagem, inclusive, é muito útil para processos de conciliação de pagamentos. A integração com meio de pagamento possibilita o registro de todas as transações e automatiza o envio de informações para a conciliação financeira e bancária, audita taxas, gerencia o fluxo de caixa, controla os cancelamentos e chargebacks, além de gerar relatórios.


A automatização de todos esses processos e a integração de informações em um só lugar permite o acesso mais rápido e segura as informações financeiras em tempo real e um controle cada vez mais eficiente.


6 benefícios da automação financeira 


Chegou a hora de conhecer 6 benefícios que ela pode oferecer para sua empresa.

Diminuição do risco aos erros e às fraudes

Chega de planilha! Conheça 6 benefícios da automação financeira


Quando a gestão financeira de uma empresa é manual, realizada por meio de planilhas, o risco de erro é eminente. Principalmente quando envolve profissionais de setores diferentes alimentando as planilhas com diversos dados de suas áreas. A automatização financeira possibilita, por meio de um software, a redução e quase anulação dos riscos de erros e fraudes. Afinal, ela reduz a atuação humana direta nas atividades.


O uso de planilhas para controle financeiro torna o processo mais exposto às falhas humanas por conta da necessidade de atividades manuais de alimentação e alterações desse material. Isso não ocorre quando se adota um sistema automatizado de gestão financeira.


Redução dos custos operacionais 


Você pode até pensar que a implantação de um sistema de automação financeira representa um alto custo para a empresa. Realmente, essa escolha exige um investimento inicial. Entretanto, a economia que ele traz torna o seu valor um excelente custo-benefício. Seu investimento retorna em otimização de processos, ganho de tempo e melhor utilização dos recursos de mão de obra que podem ser alocados em outras atividades mais estratégicas. Todos esses resultados podem ser observados no médio prazo após a adoção de um sistema de automação financeira, por exemplo.

Maior controle financeiro da empresa


A automação financeira é a melhor maneira de manter o controle financeiro seguro. Com a certeza de que todas as transações financeiras estão registradas corretamente com total controle de pagamento. Com maior controle financeiro, o processo de conciliação de cartão de crédito e outras atividades financeiras também se tornam mais seguras e rápidas para a empresa.

Aumento da produtividade

Chega de planilha! Conheça 6 benefícios da automação financeira


Este é um dos principais benefícios que um sistema de automação financeira pode trazer para uma empresa. Isso porque os processos manuais acabam exigindo um gasto enorme de tempo para alimentação de planilhas e atualização. Tempo esse que poderia estar sendo investido em outras atividades menos operacionais. As atividades operacionais, além de estarem mais expostas ao erros e fraudes, desmotivam os funcionários. Com uma rotina excessivamente operacional, eles podem se sentir estagnados e desanimados em relação à empresa.


Com um sistema de automação financeira, os colaboradores, que antes se viam presos à processos operacionais, passam a ter mais tempo para investir em atividades estratégicas e que podem gerar mais lucros para o negócio.

Conteúdo recomendado para você. 7 vilões que roubam dinheiro do seu negócio e como evitá-los

Aumento da segurança no fluxo de informações


Fazer o controle financeiro utilizando materiais físicos, como anotações ou arquivos, como planilhas, aumentam as chances de fraudes. Afinal, o controle financeiro de uma empresa deve ser um dado restrito apenas às pessoas que realmente estão envolvidas no processo de gestão. Com a automação financeira, é possível dar mais segurança aos dados contábeis. E com isso dar mais proteção às informações financeiras da empresa, evitando roubo de dados confidenciais.


Resultados confiáveis e com atualização em tempo real


Por último, um dos melhores benefícios que a automação traz: a possibilidade de acessar as informações atualizadas, em tempo real. Isso porque um software de automação financeira registra todas as transações automaticamente, assim que elas acontecem. Assim, é possível ter acesso aos dados em tempo real. Dessa forma, é possível tomar decisões mais assertivas.


Este conteúdo ajudou você a conhecer mais sobre esse assunto? Se sim, curta e compartilhe nas suas redes sociais. Marque seus amigos para que eles também conheçam os benefícios da tecnologia de automação.

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.