Como a conciliação de cartão pode te ajudar após as vendas do Natal

Blog

omo a conciliação de cartão pode te ajudar após as vendas do Natal

Como a conciliação de cartão pode te ajudar após as vendas do Natal

Então, é Natal! Tem presente para as crianças, para a mãe, para os avós e para os netos. Tem amigo oculto, tem ceia de Natal e tem confraternização. São as famosas vendas do Natal.
Esta é a melhor época do ano para o mercado. E como os lojistas querem aproveitar para alavancar os lucros, muitos comércios recorrem à tecnologia de pagamentos eletrônicos.
Estas são as formas de pagamento mais práticas que atraem o consumidor. Por isso, o número de lojas com maquininhas de cartão à disposição dos clientes só aumenta.

Não há como negar, o Natal impulsiona as vendas com cartão de crédito e débito. É assim que a maioria das pessoas querem pagar hoje em dia.
E a sua empresa também vai vender mais. Para não perder dinheiro, é essencial saber lidar com este cenário altamente expressivo. Por isso, a importância de um controle financeiro minucioso.

Já leu o nosso último artigo sobre os 12 erros mais comuns nas transações das máquinas de cartão

 

Controle financeiro

A sua gestão financeira está preparada para lidar com as vendas do Natal?

Atualmente, a maioria das empresas já sabe a importância de práticas que monitoram as finanças. O que ainda há carência é o controle de recebíveis que consegue monitorar todo o processo complexo das vendas com cartão.

 

Controle financeiro com conciliação de cartão

O controle financeiro com conciliação de cartão envolve conferir tudo o que acontece desde a aprovação na maquininha até o recebimento em conta.
Caso você não confira, no meio deste processo a sua empresa pode perder dinheiro.

Por quê? Podem acontecer fraudes, pagamento de taxas exorbitantes, não recebimento do dinheiro de vendas confirmadas, entre outras divergências.
Imagina conferir isso tudo para minimizar os prejuízos sem um sistema automatizado?
É aí que a conciliação de cartão pode te ajudar! Entenda como:

 

#Benefício 1 – Conciliação de vendas e pagamentos

Mais produtividade e menos tempo gasto

Muitas planilhas, muitos documentos em arquivos, muitos números, imagine sua equipe gastando tempo com isso tudo após as inúmeras vendas do Natal?

Fazer a gestão financeira manualmente não é aconselhável.

Isso porque os dados devem ser atualizados diariamente fazendo com que a demanda de tempo seja maior. A possibilidade de erros humanos também.
Com a conciliação de vendas* e pagamentos**, as transações e dados das vendas em cartão são registrados automaticamente em nosso sistema. Dessa forma, sua equipe economiza tempo e pode focar ainda mais no crescimento do negócio!

*Conciliação de vendas mostra se todas as vendas realizadas foram registradas pela operadora de cartão e estão corretas.
**Conciliação de pagamento mostra por meio de uma conferência diária se as vendas serão pagas na data correta e descontando taxas acordadas.

Saiba o que é NE-e e como fazer a emissão neste artigo

 

#Benefício 2 – Conciliação de débitos perdidos

Como recuperar vendas não reconhecidas ou canceladas

Como a conciliação de cartão pode te ajudar após as vendas do Natal - recuperar vendas

Existem casos em que as vendas não são reconhecidas. Isso pode ser causado por erros nos sistemas (na maquininha de cartão, por exemplo).
Existem também fraudes de cartão muito comuns hoje em dia. Quando descobertas pelos titulares, do cartão de crédito ou débito, são canceladas. Esta é a forma dos consumidores não ficarem no prejuízo.

Mas e a sua empresa? Como não arcar com vendas não reconhecidas ou canceladas?

O Natal é uma data em que os fraudadores ficam ainda mais atentos, já que podem passar despercebidos devido ao turbilhão de vendas.
Mas se você conferir corretamente a sua planilha de conciliação de cartão após esta data e acompanhar as divergências apontadas por ela vai conseguir grandes resultados.

Desta forma, você estará a tempo de contestar as divergências e minimizar os prejuízos.

 

#Benefício 3 – Estimativa de economia

Fique atento!
Este passo deve ser realizado antes do Natal também!

A estimativa de economia é a indicação de qual operadora de cartão tem a menor taxa por bandeira de acordo com cada uma de suas lojas.
Com esta informação em mãos, você orienta os seus funcionários a passar cada bandeira de cartão na maquininha em que a taxa está mais justa.
É bem simples e pode te fazer economizar significativamente.

Descubra os 3 passos para que você compare as taxas cobradas pelas adquirentes

 

#Benefício 4 – Lançamentos automáticos

Importar suas vendas diretamente das operadoras de cartão de crédito

Como a conciliação de cartão pode te ajudar após as vendas do Natal - lançamentos automáticos

Os lançamentos automáticos também evitam erros humanos e economizam tempo dos seus funcionários.

Para que a sua empresa não tenha que guardar as filipetas para lançar cada venda manualmente no software, opte por um sistema que seja integrado com a operadora de cartão:
Via Integração com TEF ou ERP – Empresas que trabalham com TEF ou ERP podem automatizar a conciliação das vendas através da integração com o sistema.

Assim, depois do Natal você terá bem menos trabalho ou retrabalho.

 

#Benefício 5 – Redução de Custos

Monitorar cobranças dos aluguéis das maquinetas de cartão de crédito e as taxas aplicadas

Dentro do seu controle financeiro você deve ter total noção dos seus gastos.
E quando se vende com cartão de crédito ou débito algumas cobranças são necessárias. Dentre elas estão os aluguéis das maquinetas de cartão de crédito e as taxas aplicadas.
É importante saber se o recolhimento destes valores está de acordo com o contrato.

Fique atento! Passou uma data importante como o Natal, a conciliação de cartão automatizada vai te ajudar, e muito! Recorra a ela e confira detalhadamente para que você possa entrar em contato com as operadoras de cartão e renegociar.

 

#Benefício 6 – Auditoria

Conciliação bancária, conciliação de vendas e conciliação de pagamentos efetivados.

Como a conciliação de cartão pode te ajudar após as vendas do Natal - auditoriaComo a conciliação de cartão pode te ajudar após as vendas do Natal - auditoria

A conciliação de cartão não é uma simples conferência de números.

Ela audita os dados mostrando todas as divergências e suas causas, gerando três relatórios principais:
– O de conciliação de vendas (mostra se todas as vendas realizadas foram registradas pela operadora de cartão e estão corretas);
– O de conciliação de recebimento (mostra por meio de uma conferência diária se as vendas serão pagas na data correta e descontando taxas acordadas);
– O de conciliação bancária (confirma se todos os pagamentos foram de fato realizados e se os valores das taxas cobrados estão conforme o previsto).

Não deixe de ler sobre os 15 termos financeiros indispensáveis se seu objetivo é gerir melhor

Gostou dos benefícios que a conciliação de cartão pode trazer para o seu negócio? Agora, veja como a Conciliadora pode te ajudar.

Acesse o nosso site e entenda como a plataforma da Conciliadora vai otimizar a sua conciliação.
Se preferir, entre em contato com um dos nossos consultores para esclarecer todas as suas dúvidas.

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.