Blog

Como as novas tendências de pagamentos podem impactar seu negócio?

Como as novas tendências de pagamentos podem impactar seu negócio?

Qual o futuro do pagamento? O desenvolvimento tecnológico está a todo vapor.

Sua empresa está preparada para as mudanças de acordo com as tendências de pagamento? Este artigo tem como objetivo mostrar um pouco do que vem por aí.

Saiba que é importante ficar atento, o digital já está fazendo parte do cotidiano dos brasileiros. E eles estão abertos para conhecer novas ferramentas ou formas de pagamento on-line.

Foi o que mostrou uma pesquisa da Minsait, 56,9% dos consumidores brasileiros têm intenção de usar algum tipo de aplicativo (por exemplo, a carteira virtual) para realizar pagamentos em 2019.

Já ouviu falar nos pagamentos “invisíveis”?

Provavelmente você já pagou desta forma e não sabe. Um grande exemplo atual é o Uber.

Isso porque o pagamento é feito por um intermediário. Você desce do carro sem pagar diretamente entre ao prestador de serviço.

No ano de 2014 tivemos um fato muito importante, o surgimento da Bitcoin. A primeira criptomoeda descentralizada, uma moeda digital e uma forma de pagamento eletrônico.

Com o passar do tempo a sua popularização só aumentou. Foram criadas medidas regulatórias pelo governo e o mercado começou a enfrentar especulações sobre o seu futuro.

Muitos economistas acham que a Bitcoin é uma bolha que um dia irá explodir. Outros especialistas argumentam que este é o dinheiro do futuro, com possibilidade de vencer o dólar.

Mas o certo é que todas essas inovações tem como objetivo facilitar a vida dos consumidores e lojistas, aumentar a segurança de dados e diminuir a burocracia.

Além das citadas acima, leia mais sobre algumas das principais novidades que você precisa ficar ligado.

– NFC (Contactless)

O que é pagamento via NFC (Contactless)?

Você já viu alguém colocar o celular em cima de uma maquininha de cartão para pagar uma conta? Parece coisa do futuro, né? Mas já está acontecendo.

Isso se trata de apenas um exemplo da solução tecnológica NFC (Near Field Communication). Uma comunicação por proximidade e uma das mais recentes formas de pagamento móvel disponíveis no Brasil.

Funciona assim: dois dispositivos trocam dados em uma distância de centímetros — para isso, o chip específico deve ser instalado em ambos os equipamentos.


É preciso também que ambos os aparelhos estejam entre 2 e 10 cm de distância – com possíveis variações pequenas de acordo com o dispositivo.

Somente no Brasil, 94% dos smartphones já estavam habilitados a usar NFC até 2015.

Quais os tipos de transmissão?

Existem pelo menos quatro tipos de transmissão NFC ou Contactless:

PASSIVA: gera o sinal de conexão para outro dispositivo apenas.

ATIVA: envia e recebe dados. Esta é a opção mais utilizada nas lojas.

LEITOR E GRAVADOR: lê, altera e grava novos dados. Em São Paulo é possível utilizar este é o tipo de NFC para recarregar o Bilhete Único via smartphone.


PEER-TO-PEER: semelhante ao que acontece via Bluetooth, é a comunicação entre dois celulares. Esta opção gasta energia e é muito mais rápida e simples.

Quais aparelhos são compatíveis?

Sistema Android, iOS e Windows Phone.

E quanto à segurança?

Como a transmissão de dados é feita em mão única, não há compartilhamento de dados confidenciais, como senhas e registros bancários. Isso torna a transação muito mais segura.

– Novidade no mercado: Apple Card

Como as novas tendências de pagamentos podem impactar seu negócio?


Todo o mundo se acostumou com o cartão de crédito. Mas você já ouviu da novidade que chegou por aí? O Apple Card, o cartão da Apple.

Ele não tem número específico, data de vencimento ou código de segurança.

O dono do cartão pode poder realizar pagamentos de faturas customizadas: mensal, semanal ou quinzenal.

Outra vantagem é que as taxas de juros do cartão da Apple serão menores do que os cartões do mercado. Também não serão cobradas tarifas para uso do cartão em compras nacionais ou internacionais.

Esse lançamento vai chacoalhar o mercado mundial. Só nos resta aguardar as cenas dos próximos capítulos.

– Pagamento sem interação humana

O e-commerce está cada vez mais comum. A maioria das pessoas já faz compras recorrentes sem interação humana pela internet.

Mas, já pensou em pagar sem interação humana nas lojas físicas?

Por fim, isso já é possível. Um exemplo é a Amazon Go. Você não passa por nenhum caixa para pagar suas compras. Tudo é cobrado automaticamente pelas contas da Amazon.

Outra inovação sem interação humana é o pagamento com QR Code. Sabe aquele código que é utilizado hoje em dia para entrar em shows?

Ele se trata de um código de barras bidimensional. Os aplicativos leem o código e assim é feito o pagamento.

– Carteira digital

Como as novas tendências de pagamentos podem impactar seu negócio?

A carteira digital tem a função de suprir diversas necessidades de uma vez.

Além disso, os dados financeiros serão armazenados, tornando possível qualquer tipo de compra e pagamento através de uma instituição mediadora.

Além disso, tem-se mais segurança ao sair de casa com pouco dinheiro e documentos na carteira ou na bolsa.

– mPOS

A tecnologia chamada de Mobile POS (Point of Sale) permite a todo tipo de negócio realizar transações de qualquer lugar.

Como funciona?

É a partir da conexão e consequente comunicação entre dois dispositivos móveis, que se realiza a leitura do cartão de pagamento de crédito ou débito — onde quer que esteja o consumidor.

Assim, o lojista tem uma grande vantagem. Ele contará com alguns serviços adicionais, como atualização do cadastro do cliente, geração de relatórios financeiros e envio de faturas por e-mail.

Para o consumidor, também gera facilidade no processo de pagamento, já que ele não precisa sair de onde está.


– Biometria

O futuro chegou! Já imaginou desbloquear uma tecnologia só mostrando o rosto? Pois é, isso já existe!

Enfim, o reconhecimento por biometria veio fazer parte dos processos de pagamento.

Até hoje, a senha dificulta fraudes e roubo de dinheiro do seu cartão. Mas o reconhecimento biométrico veio para deixar a segurança ainda maior, a burocracia menor e o processo mais prático para todos.

Viu como você precisa atualizar-se e ficar de olho sempre nas novidades do mercado? Siga as nossas rede sociais (@Conciliadora) e fique por dentro de tudo.

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.