Blog

Como aumentar a produtividade no trabalho dos colaboradores?

Como aumentar a produtividade no trabalho dos colaboradores?

Aumentar a produtividade no trabalho é o resultado do alinhamento entre planejamento estruturado e foco definido. É um desafio gigante enfrentado diariamente por gestores administrativos e financeiros, que são cotidianamente cobrados por resultados cada vez mais expressivos.

 

Empresas de alta performance estão sempre buscando maneiras de fazer com que suas equipes se sintam motivadas e permaneçam focadas e produtivas.

 

Pensando nessa necessidade, separamos para você sete dicas de como aumentar a produtividade no trabalho. Confira:

 

  1. Forneça ferramentas adequadas

Mesmo a melhor equipe não será capaz de entregar o resultado esperado se não tiver as condições de trabalho adequadas para isso. Não espere que uma equipe de desenvolvimento de informática faça o melhor programa se ela não tiver os recursos tecnológicos para tanto. Investimentos são necessários. Encare essa realidade de frente.

 

  1. Agilize o fluxo de trabalho

Agilizar pode ser entendido como eliminar tudo o que toma o tempo da equipe sem trazer resultados efetivos. Estabeleça metas e formas eficientes para os colaboradores entregarem o trabalho com o mínimo de erro. Para tarefas mais burocráticas, a criação de procedimentos padrões podem aumentar o fluxo do trabalho.

 

  1. Foco

O foco é uma das competências mais desejadas e valorizadas pelas empresas. Profissionais que conseguem manter a concentração no seu cotidiano obtêm resultados mais eficientes. Para alto rendimento, sensibilize os seus funcionários para que cada um tenha consciência de que distrações como bate-papo com os colegas por tempo prolongado, uso de redes sociais em horário de expediente e ligações pessoais prejudicam a produtividade do trabalho dele e de toda a equipe. A questão não é estabelecer regras rígidas, mas trabalhar uma comunicação eficiente para conscientizar os funcionários.

 

  1. Combata o absenteísmo

Faltas, atrasos e fofocas de colaboradores são ruins para a produtividade da empresa. Identifique pontos que precisam ser melhorados e tome as atitudes necessárias para resolver essas questões. A solução pode vir de reuniões, conversas e treinamentos.

 

  1. Dê feedback

Comunicação eficiente com a equipe é fundamental para qualquer empresa se manter alinhada com os objetivos da organização. Invista nessa competência, promovendo reuniões e encontros ou estabelecendo canais pelos quais os funcionários tenham acesso aos mais diferentes níveis hierárquicos. Dê retorno sempre e, como líder, mostre-se aberto a ouvir e a aproveitar boas sugestões. Atitudes como essa fomentam a motivação dos colaboradores.

 

  1. Treine os seus colaboradores

As pessoas são parte fundamental de uma empresa, pois são elas que representam o negócio perante os mais variados tipos de público, incluindo os clientes. Por isso, a capacitação é tão importante. Identifique na equipe pontos que podem ser melhorados e alinhe treinamentos com o objetivo de atualizar e capacitar os funcionários para os desafios do mercado.

 

  1. Motive!

Crie motivos para celebrar e premie aqueles colaboradores que se destacam por algum motivo, seja pelo alto rendimento, seja pelo bom exemplo que oferecem aos demais. Nem sempre a motivação virá por reconhecimento financeiro. Esteja mais próximo do colaborador reconhecendo o seu potencial e incentivando-o a ser cada dia melhor.

 

Gostou das nossas dicas de como aumentar a produtividade no trabalho?

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.