Conheça 6 bons motivos para fazer a conciliação de cartão no pequeno varejo

Blog

Conheça 6 bons motivos para fazer a conciliação de cartão no pequeno varejo

Conheça 6 bons motivos para fazer a conciliação de cartão no pequeno varejo


Há uma estimativa no mercado que 3% das vendas feitas em cartões podem ser perdidas por erros e falhas nos sistemas das operadoras. A solução? Conheça 6 bons motivos para fazer a conciliação de cartão no pequeno varejo. Não é apenas uma melhor gestão da operação não, viu? Mas sim um ganho de produtividade que irá resultar em ganhos financeiros.

A conciliação de cartão vale a pena para qualquer tipo de empreendimento.

E se antes, você, varejista, sobretudo de pequeno porte, possuía uma margem de segurança que era mais flexível e com isso existia a possibilidade de erros, não tem mais. Hoje, não dá pra perder nenhum centavo.

Já leu o nosso último artigo sobre. Revendedores: como driblar o cancelamento em suas vendas?

Sobre fraudes com cartão


Não se pode esquecer das fraudes com cartão. Elas podem acontecer de várias formas. Aqui no nosso blog tem um ótimo artigo que fala dos principais tipos. É esse aqui, leia também: https://www.conciliadora.com.br/blog/7-principais-fraudes-com-cartao-que-afetam-as-empresas.

Pessoas mal-intencionadas conseguem aplicar golpes inimagináveis. Por isso, a atenção deve ser redobrada.

Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), são 29% dos comerciantes e prestadores de serviços que já enfrentaram algum tipo de problema ao realizarem vendas nos cartões de crédito e débito, vale alimentação ou por meio de pagamentos online.

Isso também vai te interessar. Afinal o que é conciliação de cartão e como ela pode te ajudar


Com a conciliação de cartão no pequeno varejo, você consegue:

#Motivo 1 – Saiba exatamente o quanto vai receber de cada venda

Conheça 6 bons motivos para fazer a conciliação de cartão no pequeno varejo


Vamos supor que alguém vai comprar um presente de aniversário no início do mês em uma época de vacas magras. E geralmente seu salário cai no quinto dia útil. Provavelmente, ela irá acessar a sua conta bancária para ver quanto dinheiro tem e se precisa esperar o pagamento cair. O mesmo deve acontecer com sua empresa.

Saber exatamente quanto vai receber é perfeito para colocar as despesas em dia ou realizar um investimento com segurança (está precisando de investir em marketing, por exemplo, você terá a noção se vai conseguir naquele mês ou se precisa cortar gastos para o próximo).

#Motivo 2 – Nas vendas parceladas> saiba qual a quantia prevista a ser recebida em cada data


Este motivo parece com o que foi dito no item anterior. Mas neste caso, você consegue obter os dados de cada parcela em relatórios claros e precisos. Em que isso ajuda no pequeno varejo? Primeiro, mais uma vez é possível ter a noção do montante financeiro disponível naquele determinado período (mês, por exemplo).

Segundo, monitorar se aquelas parcelas estão realmente sendo pagas. Não significa que se o cliente pagou a primeira ele vai necessariamente arcar com as demais. Caso não foi paga existe uma série de recursos, desde cobrar do consumidor até recorrer à operadora de cartão.


#Motivo 3 – Cada centavo para o varejista de pequeno porte é precioso, você não pode perder

Conheça 6 bons motivos para fazer a conciliação de cartão no pequeno varejo


Qual deve ser a sua prioridade? Dinheiro.

A economia financeira sempre vem na frente. Afinal, sem ela não dá pra fazer quase nada. Mas você está lidando com isso de forma correta? Ao conferir se realmente recebe tudo que vende com a conciliação de cartão de crédito automática, você consegue economizar muito dinheiro e investir mais na sua empresa.

Mais rentabilidade e fluxo de caixa para seu empreendimento.

Não deixe de ler também. Como a conciliação de cartão pode melhorar os resultados de um supermercado?


#Motivo 4 – Com uma equipe reduzida, cada segundo para o varejista de pequeno porte é precioso, você não pode perder


A sua equipe já é pequena, os funcionários ainda gastam muito tempo com a parte financeira. E resultado não será positivo. Como é fundamental que a área financeira tenha todo o controle do fluxo de caixa sempre, tudo isso otimiza o processo de planejamento financeiro.

Mas este é um trabalho delicado que envolve muitas informações e dados. Garanta que a sua equipe utilize os melhores recursos. Um exemplo é a adoção de soluções tecnológicas que traz uma economia de tempo e um aumento da produtividade.

Aí é que entra a conciliação de cartão automatizada no pequeno varejo. Essa é uma prática que está cada vez mais comum no mercado já que todos perceberam que a conciliação de cartão manual gasta muito tempo dos colaboradores. Já a automatizada, otimiza o trabalho da equipe permitindo a realização de outras tarefas. Além de eliminar possíveis erros humanos e retrabalho na gestão financeira.

#Motivo 5 – Confirme se o valor das taxas que é descontado de cada venda condiz com o valor previsto no contrato de uso da adquirente


Conheça 6 bons motivos para fazer a conciliação de cartão no pequeno varejo

Quando você vai fechar o contrato com uma adquirente de cartão são estabelecidos valores para as taxas de cada bandeira de cartão. Mas o que muitas pessoas e empreendedores ainda não sabem é que esses valores podem sofrer alterações e com isso os valores são cobrados de forma diferente do combinado depois.

Por isso, é preciso ficar de olho.

Outro ponto importante referente à conciliação de cartão, é a economia de taxas. Você pode ver nas planilhas qual é a melhor maquininha para passar determinada bandeira de cartão e economizar nas taxas, já que cada bandeira cobra um valor diferente.

#Motivo 6 – Identifique possíveis incoerências e/ou erros de operação que podem resultar em perda financeira para a sua empresa

Como já foi mostrado, as fraudes e os erros de sistema podem acontecer.

Assim, com a conciliação de cartão, é possível identificar de forma automática os erros e divergências constantemente com muita facilidade e rapidez. É a única forma de garantir 100% do recebimento das vendas com cartão no final do mês. E as vendas com cartão tendem a continuar aumentando. Não deixe estas dicas para ajudar a gestão financeira da sua empresa de lado. Leia, releia e aproveite.

Por esses e outros motivos, a conciliação de cartão no pequeno varejo deve ser feita. E a realização da conciliação das vendas com cartão é a chave para isso.

Opte pela conciliação de cartão automatizada. Saiba mais em nosso site www.conciliadora.com.br  

Se tiver dúvidas, sugestões ou outros assuntos que gostaria de compartilhar, deixe seu comentário ou fale com um de nossos consultores.

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.