Devo investir em formas variadas de pagamento da minha empresa?

Blog

Devo investir em formas variadas de pagamento da minha empresa?

Devo investir em formas variadas de pagamento da minha empresa?

formas de pagamento, cartão de crédito, cartão de débito, cheque, dinheiro, boleto bancário, conciliação de cartão, Conciliadora

Se você está pensando em investir em formas variadas de pagamento na sua empresa, saiba que isso pode contribuir para o seu negócio sim.

Quando você oferece uma quantidade maior de opções de pagamento a experiência de compra do cliente pode ser melhor, ajudando assim na fidelização.

Além disso, você pode deixar de vender ao limitar as opções.

Com uma variedade maior, você atrai o consumidor e o incentiva a comprar mais. Resultado: um constante retorno de investimento e aumento da rentabilidade.

Porém, é preciso analisar cada uma das opções para que você não seja prejudicado.

Na hora de fazer isso, o mais importante é saber o perfil do seu público, além de conhecer as melhores formas de pagamento.

Conheça as 5 mais usadas no mercado:

Confira nosso último artigo. Conciliação bancária: entenda como ela pode impactar o seu negócio

 

#Boleto bancário

Esta é uma opção muito conhecida no mercado.

Para gerar o boleto bancário é fácil. O consumidor consegue emiti-lo em plataformas on-line da empresa vendedora de forma simples e segura.

Em seguida, basta efetuar o pagamento em qualquer agência bancária. Hoje, também é possível pagar através de aplicativos de banco, sem nem sair de casa.

Por que devo oferecer este tipo de pagamento?

Existem dois pontos negativos a serem analisados. O cliente pode desistir da compra e não efetuar o pagamento. Também não se trata de uma opção boa para vendas a prazos devido à inadimplência. Corre o risco do cliente pagar apenas a primeira parcela, por exemplo.

Mas, por outro lado, é bastante comum e importante principalmente no e-commerce para atender aqueles clientes que não possuem cartão de crédito ou débito.

 

#Cartão de crédito

Devo investir em formas variadas de pagamento da minha empresa?

Esta é a forma mais conhecida no mundo todo.

Cada vez mais comum, ela é facilitadora em vários quesitos. O primeiro é a segurança tanto para o consumidor, que não precisa levar notas e moedas de dinheiros para todo lado, quanto para o lojista, já que é possível monitorar os pagamentos e recorrer em caso de inadimplência.

Uma forma de se fazer esse monitoramento é através da conciliação de cartão. A Conciliadora, por exemplo, faz a conferência de todas as transações com cartões de forma automatizada minimizando os possíveis prejuízos.

Isto também vai te interessar. Entenda como funciona e por que fazer uma antecipação de recebíveis
Por que devo oferecer este tipo de pagamento?

Uma das desvantagens deste tipo de pagamento se refere ao recebimento dos valores das compras. Geralmente as instituições financeiras repassam para a sua conta somente após 30 dias de compra.

Porém, se você realizar um controle de fluxo de caixa constantemente, é possível ter um planejamento e tomadas de decisões assertivas, sem ficar no prejuízo. Outra saída é a antecipação de recebíveis utilizada apenas em situações emergenciais já que são cobradas taxas.

Existem também as taxas das máquinas de cartão. Mas considere este ponto como investimento. Além disso, com a conciliação de cartão você também consegue monitorá-las para não pagar valores exorbitantes.

Ou seja, na maioria das vezes, oferecer o cartão de crédito será vantajoso tanto para lojas físicas quanto para e-commerce.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco Central em 2018, a preferência dos brasileiros pelo cartão de crédito subiu de 12% para 15%.

Não deixe de ler também. Gerenciamento financeiro: 5 softwares essenciais para a sua empresa

 

#Cartão de débito

Esta é uma das formas mais aceitas no mercado. Isso porque é seguro e prático. Funciona como um pagamento à vista, o dinheiro que está em conta já é descontado na hora de quem está comprando.

Por que devo oferecer este tipo de pagamento?

O cartão de débito geralmente exige o pagamento de taxas mais baixas às operadoras de cartão (as adquirentes). O que gera uma grande economia para o seu negócio.

Muitas vezes é possível aproveitar as taxas da mesma maquininha do crédito, outra vantagem.

Isso também acontece com o consumidor. Comparado às taxas do cartão de crédito, o débito é mais em conta. Por isso, você deve oferecer esta opção.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco Central em 2018, a preferência dos brasileiros pelo cartão de débito subiu de 9% para 22%.

 

#Cheque

Devo investir em formas variadas de pagamento da minha empresa?

É verdade que o cheque, meio de pagamento tão utilizado antigamente, está caindo em desuso.

Ele não é uma das opções mais seguras e tecnológicas mesmo.

Porém, ainda é possível tirar proveito de uma de suas vantagens, o pagamento a prazo pré-datado.

Por que devo oferecer este tipo de pagamento?

Como algumas pessoas podem escolher esta opção, tome alguns cuidados para diminuir os riscos de fraudes.

– Peça o documento do cliente sempre;
– Faça cadastros com informações essenciais, como cpf e telefone;
– Não aceite cheques rasurados;
– Não aceite cheque de terceiros.

Isso também vai te interessar. Entenda como funciona e por que fazer uma antecipação de recebíveis

 

#Dinheiro

Por mais que hoje seja menos comum andar com o dinheiro na carteira, essa atitude ainda não se extinguiu completamente.

Não deixe de ler. Gerenciamento financeiro: 5 softwares essenciais para a sua empresa
Por que devo oferecer este tipo de pagamento?

Você sabia que é ilegal não aceitar esta forma de pagamento nos estabelecimentos? É verdade.

Então, a dica é tomar cuidado com notas falsas e adotar medidas para evitar assaltos aumentando a segurança dentro do seu comércio.

Quer saber mais sobre como controlar suas vendas com cartão? Acesse www.conciliadora.com e nos siga também em nossas redes sociais.

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.