Blog

erros no fluxo de caixa fique atento

Erros no fluxo de caixa: fique atento!

Para que serve um bom fluxo de caixa? Um ótimo gestor deve procurar obter informações precisas e corretas para a tomada de decisões de sucesso. E fazer um rigoroso controle do fluxo de caixa não te ajuda só a saber se terá dinheiro no final do mês. É um quesito essencial para tomadas de decisões em um empreendimento. Com ele, é possível realizar um bom planejamento evitando prejuízos e planejando o futuro da empresa com segurança.

Mas é preciso atenção! Todo o processo de controle de caixa deve evitar alguns tipos de erros que são comuns e que trazem prejuízos. Veja a lista abaixo e faça um trabalho de reflexão analisando se você está cometendo falhas no seu controle de caixa:

Não fazer o acompanhamento diariamente

Ao detectar problemas com antecedência, você ainda consegue solucioná-los dentro do prazo para que sua empresa não sofra consequências negativas. Então, faça um monitoramento diário.

Utilizar processos manuais

Os processos manuais gastam muito tempo e não obtêm resultados precisos. Isso se deve à possibilidade de falhas operacionais causadas por erros humanos e a dificuldade em acompanhar todos os detalhes, como taxas, antecipações, datas dos pagamento. Isso em cada banco e cada portal das operadoras. Um bom controle de caixa deve ter a segurança de recolher dados e auditá-los de maneira prática e eficaz. É por isso que o ideal é a sua empresa contar com um sistema automatizado. Como consequência o acompanhamento diário do caixa citado no item acima se torna ainda mais fácil e ágil.

Não fazer o controle com especialistas

Se você comete ou não as falhas descritas anteriormente, fique atento para esta. Mesmo com o acompanhamento diário e utilizando processos automatizados, seu controle pode não estar sendo feito de maneira correta.

O que realmente otimiza a sua gestão de caixa é trabalhar com profissionais que realmente entendem do assunto, dominem os processos de recebimentos, sistemas de controle e tenham domínio deste mercado.

Não realizar um controle de caixa completo

É importante ser o mais detalhista possível: com muitas vendas com cartão para lançar, recebimentos para conferir, taxas para monitorar, entre outros, a sua empresa deve fazer registros detalhados para otimizar previsões e gerar informações precisas.

Veja também outros erros que citamos em: 5 erros no fluxo de caixa que você deve parar!
Como você controla o fluxo de caixa da sua empresa? Podemos de ajudar!

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.