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especial bandeiras de cartao conheca todas as diferencas entre elas vol 1

Especial: Bandeiras de cartão – Conheça todas as diferenças entre elas – vol.1

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados ao redor do mundo! Foram R$ 1 trilhão em transações no Brasil em 2015! E um aumento de 13% nas transações com cartão de crédito no primeiro trimestre de 2016, segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços)! Você sabia? Esses números assustam, não é mesmo? As facilidades que ele oferece, como o parcelamento de compras, ajudam muitas pessoas a terem acesso àquilo que não poderiam pagar à vista. Com isso, houve um aumento do número de bandeiras, você percebeu?

No Brasil, existia o duopólio no mercado entre Visa e Mastercard. Hoje, são diversas as bandeiras de cartão que atendem aos mais variados tipos de consumidores.

Você sabe o papel delas no mercado? As bandeiras de cartão fazem a mediação das transações de venda entre o usuário e a operadora de cartão de crédito. Já as operadoras de cartão são instituições que administram as taxas e os juros do cartão, para a realização das vendas. Esse órgão é quem define as regras de uso de seus cartões e os estabelecimentos que serão conveniados.

Entenda melhor: São as instituições financeiras (operadoras de cartão e bancos) que definem as condições e benefícios do uso do cartão. Ou seja, as bandeiras não definem taxas e juros. Por exemplo, se você adquirir um Itaú Visa, suas especificidades serão diferentes do Caixa Visa. Mas quais as diferenças entre as bandeiras e suas características? Como e qual escolher?

Cada uma se encaixa com perfis de consumidores específicas. Para você entender melhor sobre essas necessidades dos consumidores, preparamos este post esclarecedor. Confira!

1. Visa
Aceito em mais de 200 países;
São mais de 145 milhões de cartões de crédito emitidos no Brasil, segundo o Banco Central;

2. Mastercard
Presente em mais países que a bandeira Visa, são 210 no total;
São 149 milhões de cartões de crédito emitidos, segundo dados do Relatório de Vigilância do Sistema de Pagamentos Brasileiro do Banco Central;

Visa e Mastercard
É muito provável que você tenha algum desses cartões em sua carteira. Essas são as duas maiores bandeiras em operação no Brasil nos dias atuais. Isso porque cada uma dessas bandeiras responde por, aproximadamente, 50 milhões de cartões no país. As taxas para cada uma delas devem ser consultadas junto a seu banco ou adquirente. Por isso, o que realmente vai pesar na escolha entre as duas é o banco e sua oferta.

Essas bandeiras, ambas americanas, são amplamente ofertadas pelas instituições financeiras brasileiras, disponibilizando soluções de crédito para clientes dos mais variados perfis. Somadas, elas já chegaram a estampar cerca de 90% dos cartões em circulação no país, mas ganharam concorrentes de peso nos últimos anos no Brasil.

3. Elo
Fruto de uma parceria entre Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, a Elo é uma bandeira inteiramente nacional. Criada em 2010 para ocupar uma parte do mercado de cartões no país, a bandeira cresce a cada dia e já ocupa a terceira posição no mercado brasileiro.

Para popularizar a Elo, esses bancos têm oferecido com mais frequência seus cartões, que geram menos tarifas às instituições do que as gigantes bandeiras americanas. Reclamações sobre o baixo número de estabelecimentos conveniados ainda existem, mas isso tende a diminuir cada vez mais.

4. American Express
Essa é mais uma bandeira muito conhecida no mercado brasileiro. No geral, é considerado um produto para clientes de mais alta renda, porém há opções de cartões que podem ser solicitados por pessoas com ganhos a partir de R$ 1.500,00.

Com o acordo firmado com a Cielo em 2010, os cartões da American Express passaram a ser aceitos em um número maior de estabelecimentos, aumentando sua popularidade no Brasil.

5. Hipercard
Com uma renda mínima de R$670,00 é possível fazer uma solicitação de cartão com bandeira Hipercard. Esta opção é ainda mais em conta por ter anuidade zero devido à algumas uma parceria firmadas, como com a rede de supermercados Walmart. É aceito em mais de um milhão de estabelecimentos pelo país.

6. Diners Club
Seus clientes tem maior poder aquisitivo? A Diners Club é a bandeira mais popular entre esses clientes, ela exige uma renda mínima de R$ 3.000 reais para seu cartão mais básico. Mas você pode usufruir de algumas vantagens se sua empresa se encaixa nesse perfil – é possível acumular pontos e ter benefícios como salas VIP em aeroportos, programa de pontos exclusivo e seguro para viajantes.

A bandeira, que hoje pertence ao Citibank, surgiu em 1950 como a primeira a administradora de crédito independente no mundo.

7. Sorocred
Presente no mercado brasileiro desde 1990, a Sorocred iniciou suas operações oferecendo crédito para varejistas na região de Sorocaba, no interior de São Paulo. Hoje em dia, a empresa conta com serviços de cartão crédito e empréstimo pessoal.

Seus cartões são aceitos em mais de dois milhões de estabelecimentos pelo Brasil. A solicitação de cartão pode ser feita pela internet e a anuidade só é cobrada referente aos meses de uso do cartão.

No próximo post vamos mostrar em detalhes as taxas médias para contratar algumas das maquinetas no mercado e outras dicas. Não perca!

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