Blog

Golpe de cartão de crédito sendo praticado

Golpe de cartão de crédito sendo praticado

A Fraude abaixo não é novidade, mas continua sendo praticada. Entenda como acontece a abordagem.

Você recebe uma chamada e a pessoa diz: Estamos ligando do Departamento de Segurança da VISA (por exemplo).

Meu nome é ‘Fulano’ e meu número de identificação funcional é ‘tal’ … O Sr. comprou ‘tal coisa (qualquer coisa bem estranha, como um ‘dispositivo Anti-Telemarketing) no valor de R$ 497,99, de uma empresa em Porto Alegre?

É óbvio que você responde que não, ao que se segue: ‘Provavelmente, seu cartão foi clonado e estamos telefonando para verificar. Se isto for confirmado, vamos emitir um crédito ao seu favor. Antes de processar o crédito, gostaríamos de confirmar alguns dados: o seu endereço é tal?’ (Isto pode ser encontrado facilmente das listas telefônicas via Internet).

Após responder “sim”, o golpista continua … ‘Qualquer pergunta que o Sr. tenha, deverá chamar o número 0-800 que se encontra na parte traseira de seu cartão e falar com nosso Departamento de Segurança.

– Por favor, anote o seguinte número de protocolo‘…

O bandido lhe dá então um número de 6 dígitos e pede: O Sr. poderia lê-lo para confirmar?

 

Aqui vem a parte mais importante da fraude.

fraude

Ele diz então: Desculpe, mas temos que nos certificar de que o Sr. está de posse de seu cartão.

Por favor, pegue seu cartão e leia para mim o seu número. 

Feito isto, ele continua: Correto. Agora vire o seu cartão e leia, por favor, os 3 últimos números (ou 4 dependendo do cartão)Estes são os seus ‘Números de Segurança (Pin Number), que você usa para fazer compras via Internet, para provar que está com o cartão!

Depois que você informa os referidos números, ele diz: Correto! Entenda que era necessário verificar que o seu cartão não estava perdido nem tinha sido roubado, e que o Sr. estava com ele em seu poder.

Isso confirma que o seu cartão foi mesmo clonado, infelizmente.

– O Sr. teria alguma outra pergunta?

Depois que você diz que não, o ladrão agradece e desliga. (Fonte da descrição da fraude: A voz de petrópolis)

Após conseguir os dados solicitados, o fraudador faz várias compras com o cartão. Sabendo disso, é  fundamental tanto para a pessoa física como para as empresas, fazer as conferências constantemente de suas transações com cartão, tornando possível perceber uma fraude o quanto antes e tomar as providências cabíveis.

E então, como prevenir e monitorar as fraudes com cartão?

Primeiramente, caso receba este tipo de ligação, você deve falar com o suspeito que você mesmo fará contato com sua emissora do cartão e irá verificar esta informação. E claro, não passe nenhuma informação pessoal.

Para as empresas, este controle é possível através de sistemas antifraude e também com a conciliação das vendas com cartão, utilizando softwares automatizados e habilitados junto às operadoras de cartão.

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.