Blog

novo cartao de credito usa leitor de digitais

Novo cartão de crédito usa leitor de digitais

Lançado pela MasterCard na África do Sul, cartão vem com leitor biométrico integrado, o que permite abandonar a senha numérica

A MasterCard anunciou ontem um novo tipo de cartão de crédito com leitor de digitais integrado. A tecnologia, que está disponível apenas na África do Sul, permite que as pessoas façam compras sem digitar a senha. É preciso colocar o dedo no leitor para comprovar a sua identidade no ato da compra.

O consumidor insere o cartão na máquina e, no momento da validação, em vez de digitar a senha, o cartão lê a sua digital. Assim, a máquina libera a compra ou não dependendo da resposta da operadora de cartão de crédito.

mastercard biometrico

Fonte: mastercard.com

O novo cartão funciona em máquinas convencionais, já que possui a mesma espessura dos cartões usados atualmente. A empresa diz que não haverá problemas na adoção da tecnologia e nem necessidade de atualização de máquinas de cartão.

A tecnologia começa a ser liberada para o público do país africano após realizar dois testes em supermercados e lojas de conveniências. Nos próximos meses, a empresa fará testes na Europa e na Ásia. A MasterCard, no entanto, ainda não tem previsão de quando a tecnologia estará disponível em outros países, como o Brasil.

Tentativa. Esta não é a primeira vez que a MasterCard tenta estimular os consumidores a deixar de usar senhas. Em julho de 2015, a empresa anunciou que estava desenvolvendo um sistema que aprova a compra após o dono do cartão tirar uma selfie.

Segundo a empresa, o recurso, que ainda não foi lançado comercialmente, pede que o cliente tire uma foto de si mesmo na hora da compra. Um sistema de reconhecimento facial identificará se ele é o dono do cartão.

A empresa não é a única a apostar na biometria para garantir a segurança de transações financeiras. Além dos grandes bancos, fabricantes de smartphones também passaram a incorporar o recurso em diversos novos modelos de aparelhos, com o intuito de viabilizar compras online.

Contudo, os sensores de digitais ainda não são à prova de fraude. Segundo especialistas em segurança, cibercriminosos podem usar impressões digitais falsas como uma espécie de “chave-mestra” para autorizar transações. (Fonte: O estado de S.Paulo/Economia & Negócios)

Como já se sabe, novas fraudes surgem constantemente e por isso, mesmo com tecnologias inovadoras e mais seguras, é fundamental que toda empresa tenha uma gestão efetiva de todo o fluxo de vendas com cartão para minimizar possíveis perdas com fraudes.

 

Quer saber mais sobre fraudes com cartão?

Conheça as 7 principais fraudes com cartão que afetam as empresas.

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.