Como identificar e evitar uma fraude com cartão de crédito

Blog

Como identificar e evitar uma fraude com cartão de crédito?

Como identificar e evitar uma fraude com cartão de crédito?

As transações com cartão de crédito aumentaram incrivelmente nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), no último ano o aumento no uso de cartões foi de 14,5% no Brasil, cerca de R$1,55 trilhão em compras. Porém, junto com esse crescimento, vem também o aumento das fraudes com cartão de crédito.

Para evitar as fraudes com cartão de crédito, é preciso ficar atento à alguns pontos na hora de fazer o controle do caixa da sua empresa. Entre as principais causas de problemas estão: a falta de controle dos valores de entrada e saída  do caixa, sensação de preocupação por estar exposto a perdas e desejo de se blindar contra golpes. Porém, a solução para evitar sofrer fraudes com cartão e perder dinheiro é uma só: um bom controle financeiro. Com isso, há segurança para o dono estar a par de todas as movimentações e gestão da empresa, evitando possíveis falhas e riscos de cair em golpes. Quer saber quais são as principais fraudes com cartão de crédito e como evitar sofrer esses golpes cada vez mais recorrentes? Continue a leitura deste artigo e descubra como.

Não dixe de ler o nosso último artigo sobre. Como a GetNet pretende disputar o mercado de pequenas empresas?


Chargeback e Conciliação de Cartão

Como identificar e evitar uma fraude com cartão de crédito?


A conciliação de cartão permite que o empreendedor monitore diariamente todas as transações realizadas em sua empresa e evite sofrer golpes com chargeback. O chargeback é um excelente recurso para os consumidores e proprietários de cartão de crédito. Porém, tem se tornado o pesadelo de muitos comerciantes.

Por meio do chargeback, quando uma pessoa faz  uma compra fraudulenta com um cartão roubado, clonado ou por má fé e, logo depois o verdadeiro proprietário do cartão percebe a fraude ou cancela a compra junto à operadora do cartão, a cobrança é cancelada, basta o titular do cartão comprovar que não fez a compra. Porém, o prejuízo fica para a empresa que forneceu o produto ou serviço e não recebeu da operadora de cartão. Sendo obrigada a recorrer à justiça para comprovar que também sofreu um golpe.

Para as empresas, é muito difícil detectar esse tipo de fraude sem um bom software de conciliação, que permita acompanhar diariamente a conferência de todas as transações realizadas por cartão de crédito e recorrer a tempo à operadora e garantir seu pagamento. 


Falso comprovante de pagamento


Um golpe que exige atenção redobrada da empresa e que tem sido cada vez mais aplicado é o do falso comprovante de pagamento. Neste caso, o fraudador vai presencialmente até o estabelecimento, realiza compra e simula passar o cartão na máquina. Na verdade, o cartão não foi de fato utilizado para realizar a compra, mas sim para imprimir o comprovante da compra anterior. Se o operador do caixa não estiver atento e não conferir todos os comprovantes no momento da compra, cairá neste golpe sem perceber e, neste caso, não terá recursos para acionar a operadora do cartão de crédito para ressarcir o prejuízo.

Golpes desse tipo exigem preparo específico da sua equipe. Uma boa estratégia é contar com consultorias especializadas para preparar seus profissionais a terem olho clínico para identificar essas fraudes.

Isso também vai te interessar.7 vilões que roubam dinheiro do seu negócio e como evitá-los


Aumento repentino de vendas por e-commerce

Como identificar e evitar uma fraude com cartão de crédito?


O aumento de venda parece ser sempre uma excelente notícia para o empreendedor, mas é preciso estar atento a todo tipo de alteração no volume de vendas e não se deixar levar pela emoção.
Isso se aplica principalmente para e-commerces. Caso perceba que suas vendas aumentaram de forma anormal nos últimos tempos, recorra a checagem manual para a provação de compras e confira se os pagamentos estão sendo realizados em dia.

É muito comum que especialistas em fraude realizem diversas compras, com cartões com dados diferentes, em um mesmo site, a fim de despistar os proprietários do negócio. Por isso, se perceber um movimento anormal em seu e-commerce, fique em alerta e confira todas as transações para não cair em possíveis fraudes.

Pedidos com dados repetidos 


Outro ponto de atenção característicos de fraudes com cartão de crédito, principalmente para compras realizadas na internet, é observar atentamente se há repetição de dados em pedidos diferentes. Podem ser nomes, endereços de entrega ou dados do cartão de crédito. Quando há repetição de alguma dessas informações em um curto período de tempo, pode ser sinal de golpe. Um golpe recorrente é compras realizadas com cartões diferentes, porém para um mesmo endereço, por exemplo.

Compras repetidas com o mesmo valor, principalmente se forem valores baixo, que passariam despercebidos tanto pela sua loja quanto pela operadora de cartão também são sinais que exigem atenção. Existem softwares que realizam esse tipo de rastreio. Analise seu mercado e situação atual da empresa, se ela tem sido vítima de fraudes recorrentes, e veja como esse investimento pode ser lucrativo para o seu negócio do médio e longo prazo.

Todos esses tipos de fraude com cartão de crédito  mostram o quanto as empresa devem estar atentas e confirmar todas as informações ao menor sinal de alerta, tanto em transações realizadas em lojas físicas quanto em e-commerce, para evitar cair em golpes que prejudiquem seu fluxo de caixa e  a sustentabilidade do seu negócio. Além de todas as atividades que fazem parte da rotina do empreendedor, estar atento à gestão da contabilidade e prevenção de golpes é fundamental para a sustentabilidade e crescimento do negócio.

Por isso, muitas vezes vale a pena contar com ajuda especializada no assunto para obter melhores resultados e otimizar o tempo investido. Isso, inclusive, ajuda a ter uma visão mais profissional do assunto e melhorar processos internos, que podem estar deixando lacunas abertas para as fraudes. Se esse conteúdo foi útil para você e vai ajudar a sua empresa a evitar as fraudes com cartão, compartilhe ele nas redes sociais e ajude mais empreendedores a crescer com sustentabilidade e com sua contabilidade equilibrada.

Acesse o nosso site e converse com um dos nosso consultores e tenha acesso a verdadeira conciliação de cartão.

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.