Revendedores: como driblar o cancelamento em suas vendas?

Blog

Revendedores: como driblar o cancelamento em suas vendas?

Uma das estratégias mais importantes dentro de um empreendimento é a fidelização, principalmente quando um negócio possui revendedores. Quando uma empresa consegue lançar o famoso “encantamento de clientes” as suas chances de manter uma rentabilidade segura para crescimento é alta.

O churn da sua empresa é alto? Tradução: sua taxa de cancelamento é alta?

Manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo. Clientes fidedignos chegam a responder por até 65% de todas as vendas de uma empresa. Quando trabalha com assinaturas, você tem vários clientes e, consequentemente, tem a chance da não renovação do contrato.

Levando em consideração que o mercado está cada vez mais competitivo em todos os setores, já que a abertura de empresas está em alta, não se deve negligenciar este fato de jeito nenhum.

Para isso, existem algumas ações que qualquer empreendedor pode aderir. Não só ele, claro. Mas a sua equipe inteira deve estar por dentro destas táticas.

Aprenda agora boas práticas de vendas para negociar e argumentar com o cliente. Tudo isso deixando em evidência o compromisso com a marca em ouvir e atender o consumidor. O mais importante é mostrar que ele é importante e que ele faz diferença para vocês.

Já leu o nosso último artigo? Confira dicas de como o marketplace pode alavancar suas vendas

Como diminuir o Churn (taxa de cancelamento) dos clientes?

Aqui vamos tratar de dois fatos, nesta ordem:

  1. Antes do cliente cancelar (medidas preventivas);
  2. Quando o cliente pede para cancelar


Fique atento ao sinais de insatisfação do seu cliente

Revendedores: como driblar o cancelamento em suas vendas


Como os clientes fiéis podem responder por até 65% de todo o seu faturamento, ficar atento aos sinais de insatisfação é o mínimo que qualquer empresa pode fazer. Esta é uma dica de prevenção, ou seja, com ela é possível evitar que o pior (cancelamento) ocorra.

Para essa estratégia, escute constantemente os clientes e tente se adequar ao máximo às suas exigências (desde que cabíveis). Vale também oferecer vantagens. Ele é especial para você, não é?

Um tratamento diferenciado com investimento em conteúdo personalizado também gera pontos positivos. Tenha sempre em mente: eles são o maior capital de sua empresa.

Isso também vai te interessar. Afinal o que é conciliação de cartão e como ela pode te ajudar


Esteja sempre presente e realizando suporte/monitoramento

Primeiro, suporte ao cliente. Todo profissional deve entender a importância desta atitude. Basicamente, o atendimento ao cliente deve deixá-lo seguro. Ninguém continua com um serviço que não lhe dá atenção, ajuda e o trata como importante.

Segundo, toda ação que envolva a fidelização de clientes deve ser monitorada. Já ouviu falar em CRM (Customer Relationship Management)?Se trata de uma gestão focada no relacionamento com o cliente e uma equipe focada em resultados.

Não se esqueça de:

Saber quem são seus clientes em potencial, onde eles estão, o que eles buscam, suas preferências, entre outros. É a partir do monitoramento que você identifica o que está dando certo ou errado e, assim, realiza a otimização constante da sua estratégia.

Três pontos importantes:

  1. Treine sua equipe de vendas para um atendimento de excelência;
  2. Deixe seus funcionários com os valores e práticas de como ouvir e abordar o cliente na ponta da língua;
  3. Cative os clientes fiéis em um processo contínuo.


Não deixe de ler também. Como a conciliação de cartão pode melhorar os resultados de um supermercado?

Fuja: erro comum nas empresas

A partir deste item, são as práticas para serem realizadas depois do pedido de cancelamento. Veja se você faz isso no seu empreendimento. Se estiver fazendo, alerta vermelho. Um cliente cancelou. O que você faz?

A- Ouve o desejo do cancelamento e não se preocupa em entender o que aconteceu;

B- Escuta o desejo do cancelamento, se preocupa em entender o que aconteceu e propor mudanças.


Se sua resposta foi letra ‘a’, saiba que sua empresa está cometendo um grande erro que pode gerar ainda mais cancelamentos. Dê tratamento VIP para estes clientes até o ponto que eles permitirem.

Como foi mostrado antes, saiba escutar e respeitar o limite deles. Se eles não quiserem de maneira nenhuma o seu contato ou relacionamento, você deve se afastar imediatamente. Neste caso, deve ser mesmo uma questão de feeling.

Faça uma oferta

Revendedores: como driblar o cancelamento em suas vendas


Tenha uma reação positiva. Mostre que você compreende o que o cliente questiona. Mas atenção! Nada de oferecer uma oferta que de nada vai ajudá-lo. Isso pode piorar a situação.

Seja criativo e escolha a melhor possibilidade para reter esse cliente. Se empenhe ao máximo nessa etapa para frear o cliente neste pedido. Dentro do que é possível em seu orçamento, vale ofertar períodos grátis, descontos e condições especiais. Nada de ficar no prejuízo também. A opção deve ser boa para os dois lados.

Mostre o valor do seu produto

A procura por um serviço e a decisão de escolha leva em consideração o cálculo do custo e seus benefícios, ou seja, o custo benefício. O valor do seu serviço será muito mais medido pela qualidade e retorno associada ao preço do que só pelo preço em si.

Quando o cliente pedir para cancelar, vale lembrá-lo qual o valor do seu serviço, quais são os benefícios para as organizações e fazê-lo questionar se realmente o que ele está fazendo é o melhor.

Dica para o Marketing

Eduque e informe o cliente sobre todas as etapas da jornada de compra. Faça uma estratégia de conteúdo bem estruturada mostrando como seu serviço faz sentido para o empreendimento dele.

Já passou por essa situação de cancelamento? Fique tranquilo que agora você já sabe o que fazer. A Conciliadora está aberta para ajudar os nossos revendedores nestes e outros desafios.

Estamos à disposição para contato também. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente. Acesse o nosso site e veja mais sobre a conciliação de cartão, isso pode te ajudar: www.conciliadora.com.br

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.