Saiba como o avanço tecnológico impacta o trabalho da indústria

Blog

Saiba como o avanço tecnológico impacta o trabalho da indústria

Saiba como o avanço tecnológico impacta o trabalho da indústria


Quando focado nas indústrias, os avanços tecnológicos dizem respeito às mudanças nas linhas de produção, frutos de uma necessidade de crescimento do mercado. A chamada indústria 4.0 descreve a tecnologia como a forma principal de armazenar dados e automatizar tarefas, facilitando assim certos processos industriais. Cerca de 85% dos negócios consegue ver o potencial da indústria 4.0, segundo pesquisa feita pela Certsys em 2018. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para entender como a indústria 4.0 impacta o setor industrial e quais ferramentas disponíveis. Confira!


Entenda o que é a indústria 4.0


Também conhecida como a quarta revolução industrial, a indústria 4.0 é relacionada à tecnologia criada nos últimos anos, aplicando-a na indústria para melhorar seus processos internos e aumentar o lucro das empresas a partir do volume de produção. Levando esse conceito em consideração, podemos entender que ao conectar sistemas ativos às máquinas, é criada uma série de redes inteligentes nas linhas produtivas. 


Isso quer dizer que todas as tecnologias aliadas à indústria terão autonomia em um certo momento, facilitando o trabalho e permitindo que falhas sejam antecipadas. O sistema de inteligência artificial automatiza diversos trabalhos manuais e os alinha às decisões técnicas. Para exemplo prático dessa inteligência, vamos pensar em um serviço um pouco diferente: a reciclagem de eletrônicos! Esse serviço não existe, e ainda é feito por humanos, mas serve para entendermos o princípio da automação e inteligência artificial.


Pois em uma esteira os componentes eletrônicos são devidamente separados, seja o esqueleto, os circuitos ou partes feitas de vidro, cada uma delas é separada por uma pessoa. A inteligência artificial e o processo automatizado podem ser vistas assim. Uma esteira com peças sendo direcionadas e, devido a inteligência artificial, a própria linha de produção robotizada toma as decisões e segue o fluxo de separação de acordo com a necessidade. 


Saiba as vantagens da tecnologia para a indústria

Saiba como o avanço tecnológico impacta o trabalho da indústria

Por meio da indústria 4.0 as operações industriais ocorrem em tempo real. Ou seja, diversos processos podem ser rapidamente realizados, diminuindo assim o tempo gasto e aumentando a produtividade dos setores. Fora isso, diversas máquinas passam a operar por um comando prévio. Como falamos no exemplo anterior, dessa forma o sistema pode tomar decisões de acordo com as necessidades da produção, para diminuir ou acelerar o ritmo.


Fora isso, as novas tecnologias tem a intenção de armazenar, processar e proteger um volume grande de informações, aumentando a segurança das indústrias no que diz respeito ao controle de informações importantes. Isso garante mais segurança para a sua empresa, pois com o armazenamento remoto de dados nas nuvens, as informações ficam mais seguras e não correm o risco de serem corrompidas.


Melhore seu negócio com a tecnologia 


Como vimos ao longo deste conteúdo, as evoluções tecnológicas aplicadas na indústria são capazes de melhorar o fluxo de trabalho da indústria. Com essa implementação, os setores responsáveis pela produção, que trabalham com fundição de aço, as esteiras de produção, montagem de carros e etc podem ser largamente beneficiados dessa automatização. 


Fora isso, a tecnologia também é responsável pela melhora na comunicação. Todo negócio tem como objetivo crescer cada vez mais e se destacar no mercado. A internet fornece um espaço repleto de oportunidades para que isso aconteça. Ao ser corretamente explorada, a tecnologia muda todos os processos industriais e possibilita que sua empresa cresça no mesmo ritmo que a em que ela avança. Com isso é possível otimizar os processos internos e aumentar o fluxo de trabalho de maneira controlada, impulsionando as vendas e consequentemente o lucro da sua empresa.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.

Compartilhar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.