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Você sabe o que é ROI? Descubra e aprenda como calculá-lo

Você sabe o que é ROI? Descubra e aprenda como calculá-lo

Para a sobrevivência de qualquer negócio é necessário que o fluxo de caixa esteja no azul. Ainda mais nos negócios B2B, que é um segmento voltado para a venda entre empresas.

Por isso, o aumento das vendas é uma grande necessidade, e um dos principais investimentos das empresas para alcançar este resultado é o marketing.

O investimento em marketing b2b é a oportunidade dessas empresas aumentarem suas vendas. Além disso, existem ferramentas para coleta e cálculo de dados ajudam na eficiência dessas ações, como o cálculo de ROI.

Antes exclusivas das grandes empresas, as pequenas companhias também trabalham forte em estratégias de marketing.

Independente do tamanho do negócio, todos que procuram fazer um investimento esperam o retorno, certo? E, sem os cálculos desses investimentos, as chances de não saber o retorno são altas.

Por mais que exista a necessidade, uma pesquisa da TNS Research International afirma 53% das empresas brasileiras não conseguem mensurar o retorno financeiro. Algo que nas empresas estrangeiras é verificado em 63% das companhias.

Neste conteúdo você vai aprender a calcular o ROI de marketing da sua empresa para garantir ótimos resultados.

O que é ROI?

ROI é a Sigla para Retorno sobre Investimento, um indicador muito usado no mundo dos negócios para analisar o retorno do investimento, desde um projeto de pesquisa tecnológica, campanhas de marketing, até a aquisição de novas máquinas.

Ou seja, ele mostra todos os resultados da empresa no investimento, os resultados obtidos permitem que os responsáveis analisem os resultados das ações para empresa e consigam identificar o retorno e o prazo.

Como fazer o cálculo?

Para realizar esse cálculo basta pegar o valor total ganho e subtrair a quantia investida. Depois, pegue esse valor e divida pela quantia investida inicialmente. O resultado final será o ROI.

Por exemplo: suponha que você investiu R$ 100,000 em campanhas de anúncios pagos como o Facebook Ads. Com o tempo, o anúncio gerou um ganho de R$ 500,000 na venda dos seus serviços.

A conta usada para o ROI é essa:
ROI = 500,00 – 100,00 / 100,00 = 4

Nessa conta, o seu lucro chegou na casa dos 400%. A cada R$1 investido na campanha, o lucro foi de R$4.

Para que o resultado da campanha seja mais assertivo, é necessário ter outros dados e informações sobre este investimento, como o número de pessoas que visualizaram, acessaram e adquiriram seus serviços.

Por isso, cabe ao investidor analisar se o investimento foi positivo ou negativo com base em todos esses fatores.

Existem dicas importantes para que o cálculo seja mais rico e garanta melhores resultados como:

1 – Relatórios de ROI

A principal finalidade do relatório é indicar os próximos passos dos investimentos da empresa.

Independente do tamanho do relatório, se ele não consegue traçar as campanhas seguintes, esse documento será inútil.

2 – Dados e informações não são a mesma coisa

Você sabe o que é ROI? Descubra e aprenda como calculá-lo

Por mais que pareçam sinônimos, um relatório cheio de dados nem sempre contém informações relevantes sobre a campanha.

Um relatório com dados reduzidos, mas com informações cruciais do investimento consegue ser muito mais assertivo.

3 – Os relatórios devem ser direcionados para aumento nas vendas

Nem sempre as campanhas no Facebook que são bem avaliadas resultam em vendas.

Além dos resultados, um relatório de ROI deve apresentar os resultados das transações e das campanhas de marketing junto com as informações de engajamento da sua página.

Só desse jeito você vai saber qual o resultado do investimento e quais as próximas etapas da empresa.

Agora que você sabe calcular o ROI, é hora de organizar os seus investimentos!

Neste conteúdo você aprendeu a mensurar os resultados de uma campanha de marketing.

Para fazer esse cálculo é necessário obter vários dados informativos sobre o andamento das ações, desde valores financeiros, até o engajamento da página nas redes sociais.

Com o ROI você pode controlar todas as ações de venda dos produtos, permitindo que você veja o que continua e o que precisa melhorar, para obter os melhores resultados!

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